Página inicial > Notícias > Trote solidário do curso Téc. em Enfermagem: enfermagem que cuida e se solidariza

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 16h18 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2019, 17h10

IMG 8118A Enfermagem tem em sua essência: cuidar. Cuidar em diversos âmbitos seja nos hospitais, clínicas, postos de saúde, lar para idosos e nas casas cuidando de acamados.
O enfermeiro(a) tem um coração solidário, generoso e com um olhar todo especial aos seres humanos, por isso, muitos profissionais ou estudantes referem-se usando a frase: enfermagem com amor.
Enxergamos a todos da mesma forma sem distinção e é assim que deve ser um profissional ético, mas sem perder a ternura e o amor ao próximo.
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho através do curso Técnico em Enfermagem que tem a coordenadora: Milene Dias Ferreira Magri aplicaram um trote para interagir os três módulos neste começo de ano letivo – mas calma –, não são aqueles famosos trotes, agora a realidade é outra. Milene, deu continuidade a uma iniciativa que começou em 2018 em fazer para os novos alunos o Trote Solidário, onde quem doasse mais alimentos ganharia um esfignomômetro e um estetoscópio.
De acordo com a professora Larissa Sales Martins Baquião, durante o mês de fevereiro, o curso Técnico em Enfermagem realizou uma gincana de arrecadação de alimentos, envolvendo todos os módulos, com o objetivo em despertar nos estudantes a solidariedade em prol da sociedade.
Toda a arrecadação foi entregue no dia 20 de fevereiro para a Associação de Voluntários Muzambinhenses no Combate ao Câncer (AVMCC), as representantes foram no IF receber os donativos e ficaram muito felizes com o engajamento dos alunos e explicaram que estes mantimentos serão entregues em forma de cesta básica aos pacientes.
Segundo a representante Silene Cerávolo, o engajamento dos jovens em ações sociais é extremamente benéfico para que saibam o quanto ajudar aos semelhantes faz bem. “Estamos muito felizes por esta atitude do IF em especial ao esforço dos alunos do curso Técnico em Enfermagem e é o segundo ano que temos esta parceria. Em 2018, todos os alimentos foram levados para Jaú onde temos uma casa de apoio aos pacientes com câncer, que vão fazer tratamento no Hospital Amaral Carvalho e neste ano, provavelmente, estas doações ficarão aqui em Muzambinho”, enfatizou Silene.
A aluna Lara do segundo módulo foi a que mais doou e teve a sorte de ganhar os aparelhos e fez questão de agradecer e afirmar que em todas as casas que foi pedir os alimentos relatou a história da AVMCC: “Eu não conheço a associação, mas eu quis falar do trabalho que são realizados e vi a importância de ajudar, por isso, me dediquei ir a muitas casas espalhar esta iniciativa. Fiquei muito feliz pelo prêmio e ainda mais por colaborar”, afirmou.

Confira a galeria de imagens:

Texto: Sérgio Torres.

Publicação: Ascom IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

registrado em: