Página inicial > Notícias > Docente e aluna desenvolvem site e aplicativo de plantas medicinais

Docente e aluna desenvolvem site e aplicativo de plantas medicinais

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 15h32 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2019, 15h45

20190305 163821 1  A professora Helaine Barros de Oliveira, Farmacêutica e Mestra em plantas medicinais e homeopatia, leciona no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho desde 2011 e atuando em projetos de pesquisa e extensão nessa área.

Em 2018 juntamente com sua orientada Milena Isabela da Silva, atualmente discente do curso de Ciências Biológicas, foi desenvolvido um site contendo informações sobre as 100 plantas medicinais mais utilizadas pela população brasileira. Utilizando-se dos conhecimentos adquiridos como Técnica em Informática criou e idealizou o esboço da mídia que iria hospedar as informações.

No site, encontram-se dados das plantas como nome científico e nome popular de cada espécie, além de informações como modo de preparo dos fitoterápicos, dosagens, usos terapêuticos e dados a respeito do uso correto e consciente de cada espécie medicinal.

O site “Plantas medicinais”, encontra-se disponível no endereço eletrônico https://plantasmedicinais.muz.ifsuldeminas.edu.br/, e essa página web é destinada a toda população, tendo como objetivo principal orientar sobre a utilização correta de fitoterápicos e o armazenamento destes, com base em levantamento bibliográfico e revisão de literatura.
  O mesmo foi elaborado com layout responsivo, podendo ser acessado em tablet, telefones celulares com acesso à internet e/ou em computadores, independentemente do sistema operacional, por meio dos principais navegadores disponíveis, sem perder a funcionalidade.
  Recentemente, a equipe desenvolveu um aplicativo para dispositivo móvel, denominado “Plantas medicinais IFMUZ”, que encontra-se disponível utilizando o sistema operacional Android por ser uma plataforma distribuída amplamente pelo Google.
  A população pode ainda ter acesso à informações sobre os cuidados na identificação botânica das plantas, onde as mesmas estão dispostas, em ordem alfabética, por nome vulgar. Sendo as cem plantas mapeadas como mais utilizadas pela população, uma grande novidade que é a possibilidade do usuário acessar de maneira off-line, depois da realização do download.
  Pensando na eficácia do aplicativo para a população na busca das espécies medicinais como da enfermidade que usuário deseja tratar, a discente desenvolveu um sistema de busca pela enfermidade, possibilitando desta maneira maior rapidez na procura.
  O projeto tem características acadêmicas e pedagógicas com relevância ambiental, sendo um dos assuntos do Programa Qualidade de Vida: Ecologia, saúde e Meio Ambiente.
  Acompanhe as nossas redes sociais.

registrado em: