Página inicial > Notícias > 6 anos do Boletim Climático e resultado da análise climática do mês de março

6 anos do Boletim Climático e resultado da análise climática do mês de março

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 14h35 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 11h01

DSC 0788O Boletim Climático do IFSULDEMINAS completa 6 anos de existência e surgiu a partir de um Projeto de Extensão, entre o professor Paulo Sérgio de Souza do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e o professor Lucas Eduardo Oliveira Aparecido do IFMS - Campus Naviraí (no início do projeto, Lucas, era discente do curso superior em Engenharia Agronômica). Neste projeto de extensão, foi proposto uma forma de divulgação dos dados climáticos, que até então estavam arquivados, e assim foi criado o boletim climático.
Atualmente, o boletim climático do campus Muzambinho tem em média mais de 150 acessos por mês, sendo que no início foram encontradas algumas dificuldades e uma delas foi a quantidade de dados de 1974 a 1985 que estavam em papel e precisavam serem digitados. Portanto, esses dados eram extremamente importantes para a realização da comparação dos dados atuais com esses dados antigos.
Após a digitação dos dados antigos (1974 a 1985) para formação do banco de dados, iniciou o processo de comparação dos dados da média recente (2006 a 2013) e também os dados anuais de 2014 a 2018. Com as análises prontas foi montado os gráficos e discutidos as informações de uma maneira clara e concisa para que os produtores pudessem entender.
Hoje em dia, conforme vai passando o mês, a equipe vai monitorando o clima e montando as análises e os gráficos que fazem parte do boletim.
Os dados que são trabalhos no boletim são: temperatura, média de precipitação pluviométrica, quantidade de água armazenada no solo, balanço hídrico, índices pluviométricos e evapotranspiração.
A Estação Meteorológica do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho tem uma infraestrutura e equipamentos que poucos possuem na região, sendo assim referência para produtores rurais, pesquisadores, professores e discentes. Desta forma, os Boletins Climáticos contribuem como fonte de dados para a comunidade externa, ajudando os produtores a tomar suas decisões nas lavouras agrícolas, e também, nos acionamentos de sinistros pelas pessoas que tem feito seguros agrícolas. Desta forma, os produtores rurais conseguem administrar seus sítios e fazendas de uma forma mais adequada e precisa, ajustando, por exemplo, o momento certo do plantio e a quantidade de irrigação necessária.

00Estação Meteorológica do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Mês de março: resultado completo de análise e previsão climática

No mês de Março/2019, foram observadas uma temperatura do ar média mensal de 21,1°C. Já o índice pluviométrico na região do Sul de Minas foi de 250 mm mês. A evapotranspiração de 82 mm mês.

De acordo com a equipe responsável, o mês de março foi considerado um mês com temperatura do ar mais baixa e elevado índice pluviométrico, o que promoveu elevado excedente hídrico, em torno de 168 mm.

Confira abaixo, o Boletim Climático completo referente ao mês de "Março de 2019".

Publicação: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Boletim_Climatico_marco_2019-final.pdf)Boletim Climático - Março de 201925-04-2019 15:50
registrado em: