Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho sedia o circuito mineiro de cafeicultura
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho sedia o circuito mineiro de cafeicultura

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 15h44 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2019, 15h53

Nesta quarta, dia 08, a EMATER-MG, em parceria com o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e a Prefeitura Municipal realizaram uma das etapas do Circuito Mineiro de Cafeicultura.

 O Circuito Mineiro de Cafeicultura foi iniciado no ano 2000, surgindo a partir do Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores, afim de aproximar este evento dos produtores de outras cidades mineiras. 

Devido ao grande público oriundo de vários municípios de Minas Gerais, houve por parte dos cafeicultores uma demanda para descentralização do evento e optou-se pela criação de eventos técnicos, divididos em etapas, com foco nos interesses e necessidades definidas pelas lideranças, técnicos e produtores locais. 

A escolha pelas cidades sede de cada etapa depende da estrutura e apoio do município e parceiros, bem como seu reconhecimento como cidade polo da região. Organizado pela EMATER – MG, IMA, UFLA, EPAMIG, Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBPDC) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo de Minas Gerais (SEAPA), tem como objetivo “sistematizar e organizar os encontros na área de cafeicultura na região, integrando as instituições públicas, privadas e cafeicultores na busca dos objetivos comuns: melhorar a qualidade do café, aumentar a produtividade e diminuir os custos de produção e, por consequência, melhorar a renda dos cafeicultores”. 

Durante o evento realizado na parte da manhã desta quarta, os quase 300 cafeicultores e cafeicultoras de Muzambinho e cidades vizinhas foram recebidos no Ginásio Poliesportivo com farto café oferecido pelo Campus Muzambinho. 

Ocorreu no evento trocas de experiências e confraternização entre os participantes, além das visitas aos estandes dos patrocinadores, mostra de artesanato e aferição da pressão arterial por equipe da Secretaria de Saúde da cidade de Muzambinho. 

Na abertura oficial foram dadas as boas vindas o Sr. Willem Guilherme de Araújo, Gerente Regional da Emater-MG em Guaxupé, ao Sr. Sérgio Arlindo Cerávolo Paolielo, Prefeito Municipal de Muzambinho e ao Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Prof. Renato Aparecido de Souza. 

Durante a cerimônia de abertura a Emater-MG homenageou o Campus Muzambinho entregando ao Diretor-Geral o certificado de Instituição parceira da Extensão Rural, reconhecendo apoio oferecido às ações da empresa no município e região. 

Também recebeu homenagem a Senhora Eunice Granato Neto pelos relevantes serviços prestados à Emater-MG, destacadamente em Muzambinho, onde trabalhou até a sua recente aposentadoria. 

Em seguida foram ofertadas ao público presente três palestras, com temas relevantes ao momento da cafeicultura.

 A primeira, abordando a “Segurança no Trabalho em atividades de colheita e Pós-Colheita do café”, foi proferida pelo Professor Geraldo Gomes de Oliveira Junior, do Instituto Federal Sul de Minas Campus Muzambinho e Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho. 

Dando sequência o Engenheiro Agrônomo Lucas Bachião, da Café Brasil Fertilizantes, tratou o tema “Nutrição nitrogenada: Nova Tecnologia”. Completando o cardápio de palestras, o Professor Antônio Donizete de Oliveira, além de relatar seu orgulho por ter sido responsável pela disciplina de Mecanização e culturas anuais na então Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, abordou o “Uso de máquinas portáteis na lavoura cafeeira”. Ao final do evento houve sorteio de brindes e em seguida servido o almoço a todos os participantes presentes no refeitório do Instituto. 

A Emater agradece a todas as pessoas, empresas e parceiros, destacadamente o Campus Muzambinho do Instituto Federal e a Prefeitura Municipal, que tornaram possível o sucesso desta etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura.

Texto: Equipe EMATER-MG Muzambinho:
Fotos : Luiz Fernando Bócoli (ASCOM-Campus Muzambinho)

registrado em:
Fim do conteúdo da página