Página inicial > Notícias > Sarampo é tema de trabalho no Curso Técnico em Enfermagem Subsequente

Sarampo é tema de trabalho no Curso Técnico em Enfermagem Subsequente

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 19h14 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 14h22

Sob a orientação da Professora Larissa Sales, alunos do Curso Técnico em Enfermagem Subsequente pesquisaram e compilaram dados a respeito do Sarampo.

O trabalho deu origem ao informe "Alerta Sobre Vacinação contra o Sarampo", que traz informações a respeito da doença e também sobre a vacinação. Confira:

ALERTA SOBRE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

O Sarampo é uma doença grave, transmitida pelas vias aéreas e pode até levar o indivíduo a óbito. Mais de 1600 casos já foram registrados no Brasil em 2019.
A vacina tríplice viral confere proteção contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR) e é a única forma de prevenção da doença.

O esquema vacinal preconizado atualmente é:
-Uma dose da vacina Tríplice Viral (SCR) com 12 meses de idade e
-Uma dose de reforço com a vacina Tetraviral (SCR + Varicela) aos 15 meses de idade.
-Toda criança com idade entre 6 a 11 meses deverá receber uma dose extra desta vacina.
- Os profissionais e estudantes da área de saúde precisam de 2 doses da vacina tríplice viral (independente da função e da idade).
- Todos os indivíduos com até 29 anos de idade devem ter 2 doses de SCR.
- Adultos acima de 30 anos devem ter pelo menos 1 dose da vacina SCR
- Pessoas com idade superior a 60 anos não precisam ser vacinados.
- A vacina SCR não é recomendada para gestantes, pessoas imunocomprometidas e crianças com idade inferior a seis meses.

-As mulheres em idade fértil vacinadas deverão evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação.

Caso não tenham o registro das doses recomendadas procurar a unidade de saúde para atualização do cartão vacinal.

Em caso de dúvidas, procure a unidade de saúde mais próxima.

A sigla "MMR" e “SCR” no cartão de vacinação significa dose da tríplice viral (SCR) e portanto deverão ser consideradas.

Referencia: Nota Informativa Nº 191/2019 – Ministério da Saúde
Data: 21/08/2019.