Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Seleção de estudantes para intercâmbio no Canadá
Início do conteúdo da página
Resultado Final

Seleção de estudantes para intercâmbio no Canadá

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 12h05 | Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2019, 14h44

Acesse o resultado final da pré-seleção de estudantes do programa Futuros Líderes nas Américas, no Canadá

Resultado final

Publicado em 07/03/2019

________________________________________________________________________________

Confira o resultado preliminar após as entrevistas da seleção de estudantes que concorrerão a intercâmbio no Canadá

Resultado preliminar após entrevistas 

Publicado em: 01/03/2019

_________________________________________________________________________________

Divulgado o resultado preliminar da seleção de estudantes que concorrerão a intercâmbio no Canadá

- Resultado preliminar 

Publicado em: 26/02/2019

___________________________________________________________________________________

Instituto abre seleção de estudantes que concorrerão a intercâmbio no Canadá

Estudantes de graduação do IFSULDEMINAS podem se inscrever até 25 de fevereiro

- Edital 38/2019

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com o College of the Rockies no Canadá, abre inscrições para seleção de dois estudantes de graduação a serem inscritos no processo seletivo do Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program).Trata-se do Programa de Bolsas Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs – CBSP),  dedicado aos estudantes brasileiros das Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país.

Inscrições

As inscrições serão realizadas até o dia 25 de fevereiro, por meio do envio dos documentos solicitados no item 3.3 para o endereço eletrônico: mobilidade@ifsuldeminas.edu.br. O “assunto” do e-mail deverá estar no seguinte formato: NOME_SOBRENOME_ELAP2019_IFSULDEMINAS. A falta de algum dos documentos solicitados no edital acarretará na eliminação do candidato. (Confira lista completa da documentação no Edital).

Bolsa de estudos

O objetivo do ELAP é apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de Líderes das Américas, enquanto fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá e da América Latina e Caribe. Os temas de estudo ou pesquisa prioritários são aqueles relacionados à governança democrática, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico da região. O período de estudos para bolsas de graduação é de quatro meses compreendidos entre setembro e dezembro de 2019 ou entre janeiro e abril de 2020 (o aluno poderá optar qual o período prefere, respeitando a sua classificação). A bolsa  no valor de $7.200 CAD (sete mil e duzentos dólares canadenses), a ser administrada pela instituição anfitriã, deverá cobrir os custos com visto, passagens aéreas, seguro-saúde, livros, materiais escolares, alimentação e estadia.

Requisitos

Para participar no processo de seleção, o aluno deverá: ser maior de 18 anos; estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS; ter cursado, no mínimo, 20% e no máximo, 90% da carga horária total da matriz curricular do seu curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente. (item eliminatório); apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 7 (sete). (item eliminatório); ter nível intermediário de inglês, conforme notas mínimas estabelecidas pelo ELAP: IELTS nota mínima de 6.0 pontos; TOEFL IBT nota mínima de 80 pontos, TOEFL ITP nota mínima de 550 pontos ou outro comprovante internacional de proficiência na língua inglesa, entre outros.

Seleção

O processo seletivo será feito em duas etapas: a primeira consiste na classificação dos candidatos inscritos que estiverem em conformidade com os requisitos do item 3.3 do edital, levando em consideração a nota obtida de acordo com os critérios de seleção do item 4.2.1. A classificação será realizada de acordo com a soma dos pontos abaixo relacionados, na seguinte ordem: Nota do CoRa;  Percentual de integralização da grade curricular do curso pelo candidato, respeitado o limite máximo (90%) estabelecido no presente edital. Quanto maior a porcentagem maior será a pontuação do aluno: 10 pontos

Para a segunda etapa, será feita entrevista com os seis primeiros colocados da lista, pessoalmente, na Reitoria ou via skype, no dia 28 de fevereiro de 2019, com horário a ser informado aos candidatos classificados pela Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS. O candidato deverá expor as motivações para estudar no College of the Rockies, demonstrando conhecimento sobre o Programa ELAP e suas implicações para seu futuro acadêmico, pessoal e profissional, além de demonstrar seu conhecimento intermediário de língua inglesa. Aquele que obtiver nota inferior a 70 pontos na entrevista será automaticamente desclassificado. O programa ELAP não se configura como curso de idiomas. Toda a comunicação, inclusive as aulas serão na Língua Inglesa, por isso, a necessidade do domínio do idioma.

Resultado

Os candidatos que obtiverem as duas maiores notas no processo de pré-seleção (1ª e 2ª fases) terão seus documentos enviados para o College of the Rockies com a solicitação de que seja submetida ao ELAP, cabendo à instituição canadense a decisão de submetê-la ou não. O resultado do processo de pré-seleção será divulgado na página do IFSULDEMINAS. Será necessário aguardar o envio do resultado final por parte da instituição canadense, informando se os candidatos foram aprovados ou não, para receber a bolsa. A aprovação neste processo de pré-seleção cria apenas a expectativa de direito, mas não dá garantias de aprovação pelo ELAP.

Cronograma

Inscrições 13 a 25 de fevereiro de 2019
Divulgação da lista prévia dos candidatos inscritos  26 de fevereiro de 2019
Entrevista com os 6 primeiros candidatos da lista prévia 28 de fevereiro de 2019
Resultado Preliminar 01 de março de 2019
Interposição de Recursos 02 de março de 2019
Resultado dos Recursos 07 de março de 2019
Resultado final 08 de março de 2019

Os recursos devem ser enviados somente via e-mail para mobilidade@ifsuldeminas.edu.br, respeitando-se as datas estipuladas e utilizando o formulário do ANEXO IV. 

Relatos de quem já foi

foto joaquim

 Desde 2016, o IFSULDEMINAS participa do programa ELAP, fazendo a triagem de seus alunos para participarem do processo seletivo realizado pela entidade canadense. Em 2017, o estudante de Engenharia da Computação do Campus Poços de Caldas, Joaquim Augusto Pomarico Cioffi, foi selecionado e estudou no College of the Rockies por quatro meses, onde fez matérias de física e de programação. “Eu acredito que essa experiência vai me ajudar muito no futuro, abrir novas oportunidades, engrandecer meu currículo. Meu objetivo com esse intercâmbio, além dos estudos, era ter contato com estrangeiros, conhecer novas culturas. Também aproveitei para aperfeiçoar meu inglês e aprendi espanhol. O intercâmbio irá me ajudar tanto pessoalmente, quanto academicamente”, declarou Joaquim.  

20180929 1207210Já em 2018, o aluno Guilherme Vinícius Costa Rosa, do curso de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre, foi o contemplado com a bolsa do governo canadense para realizar o intercâmbio. O estudante do IFSULDEMINAS voltou ao Brasil em dezembro do ano passado e contou sobre sua experiência no exterior. "Esse período foi muito produtivo para mim, não apenas por conhecer a cultura canadense, mas também pela oportunidade de estudar com pessoas de diferentes nacionalidades. Sem dúvida alguma, esse intercâmbio aumentará minha visibilidade no mercado de trabalho", afirmou Guilherme. 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

13/02/2019 

Atualizada em 14/02/2019

Fim do conteúdo da página