Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS e IFPR firmam parceria para realizar edição deste ano em Foz do Iguaçu
OBAP 2019

Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 13h54 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 16h55

IFSULDEMINAS E IFPR firmam parceria para realizar 9ª OBAP

Campus Foz do Iguaçu, no Paraná, sediará a fase presencial da Olimpíada

obap siteNa última sexta-feira, dia 08 de março, foi assinado na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, o Termo de Compromisso para organização da edição 2019 da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu foi escolhido para sediar a fase presencial da competição, que será realizada no segundo semestre deste ano. Para formalizar a parceria, a equipe organizadora do evento, composta por servidores do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), o reitor do IFPR, Odacir Zanatta, e o diretor-geral do Campus Foz do Iguaçu, Alcione Benacchio, se reuniram na cidade paranaense para a assinatura do Termo.

A OBAP é uma competição científica destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. O objetivo da Olimpíada é estimular o ingresso de jovens do ensino técnico integrado e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia. A ideia é colocá-los em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

Internacionalização

Desde a última edição, a OBAP vem estimulando a participação de equipes de outras nações. Ano passado, a competição contou com equipes de países de Língua Portuguesa, como Angola e Moçambique. Este ano, a internacionalização ganhará ainda mais força com sua abertura para países da América Latina.“Esta é uma edição especial da OBAP, já que será sediada numa cidade de projeção nacional, com muitos atrativos turísticos, localizada numa região de fronteira, o que facilitará a logística para participação destes parceiros internacionais”, destacou o reitor do IFSULDEMINAS e coordenador do evento, Marcelo Bregagnoli.

Parceria

A competição é dividida em duas etapas: a virtual e a presencial. Este será o primeiro ano em que as provas desta última etapa serão realizadas fora do estado de Minas Gerais, no caso, na cidade de Foz do Iguaçu. “Receber essa Olimpíada é um marco extremamente importante para nós, já que é uma grande oportunidade para dar visibilidade aos nossos cursos, projetos e trabalhos e nos aproximar do setor produtivo, que estará presente conferindo o que os Institutos Federais têm de melhor. Tenho certeza que a parceria IFPR-IFSULDEMINAS trará muito sucesso ao evento”, ressaltou o reitor do IFPR.

A expectativa é de que cerca de 800 equipes nacionais e internacionais, integradas por três alunos e um orientador, participem da primeira fase da competição. Na segunda etapa, a previsão é de que 320 participantes façam as provas na cidade paranaense. “Nosso Campus tem buscado fortalecer as ações voltadas à internacionalização e um evento como este será, sem dúvida, um importante instrumento de integração entre os países.”, afirmou o diretor-geral do Campus Foz do Iguaçu.

Texto: Ascom IFPR, com adaptações de Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria

Data: 11/03/2019