Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS recebe intercambistas colombianos e peruanos para a realização de estágios nos campi da Instituição
Intercambistas na Reitoria

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 14h09 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 14h31

IMG 2080

Na manhã da última sexta-feira, 16 de agosto, os servidores da Assessoria Internacional do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) receberam, na Reitoria, 22 intercambistas vindos da Colômbia e do Peru, que realizarão estágios nos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Pouso Alegre neste segundo semestre de 2019.

Os estudantes foram recebidos pelo assessor internacional, Rafael Tenório, e pela assistente em administração, Ana Paula Vilela. Na reunião, os alunos puderam conhecer um pouco mais do IFSULDEMINAS, com a apresentação do vídeo institucional. Foram passadas também diversas orientações, como a regularização na chegada ao Brasil. Já as informações sobre o estágio serão passadas pelos professores-orientadores. Com isso, eles poderão verificar diferentes técnicas e procedimentos adotados no campus, aumentando o nível de conhecimento.

Para realização do intercâmbio, os estudantes enviaram suas candidaturas e, nesse processo, os coordenadores de cursos analisaram a documentação e optaram pelo aceite ou não. O procedimento vale para qualquer estrangeiro que queira realizar intercâmbio no IF, desde que haja um convênio assinado entre as instituições. Os intercambistas contarão com alojamento e refeição completa nos campi durante seis meses aproximadamente.

Para o assessor internacional do instituto, “a partir do intercâmbio, o aluno amplia seus horizontes na possibilidade de adquirir novos conhecimentos, técnicas e tecnologias desenvolvidos no Brasil, além de fazer um paralelo entre o que foi aprendido no país de origem e o que é desenvolvido no Brasil e também de disseminar conhecimentos do seu próprio país. Outro ponto positivo é a aquisição de uma segunda língua, fundamental para integrar-se às necessidades da sociedade globalizada”, ressaltou Tenório.

Expectativas

Juliana Dei Pilar Herrera Gil é estudante do quinto período de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Del Tolima, Colômbia. No CampusIMG 2057 Muzambinho, realizará disciplinas alternadas. “Escolhi o Brasil, primeiramente, para aprender um novo idioma e a primeira impressão que tive foi a agricultura ser muito ativa e produtiva. Acredito que este período no IFSULDEMINAS será positivo, pois aprenderei uma nova língua, farei novas amizades e também realizarei pesquisas”, disse a intercambista.

O estudante peruano ,de Engenharia Agrícola, Luis Pathrick Cueva Madrid, contou que escolheu o Brasil por considerar o país uma potência na área agrícola. “Gosto muito de laboratórios e de ir estudar no campo com aulas práticas. No Peru, as pessoas que fazem Agronomia possuem um professor técnico, que realiza todo o trabalho, e os alunos não fazem nada; aqui, no IFSULDEMINAS, as aulas são práticas, onde os alunos, com os seus professores, trabalham juntos e aprendem juntos”, destacou o estudante da Universdad Nacional de Piura.

A colombiana Diana Gabriela Spell, residente da capital Bogotá, fará intercâmbio acadêmico e estágio nas áreas de Química, Ciências e Tecnologia de Alimentos. Ela é a primeira aluna intercambista que o Campus Pouso Alegre recebe. “Vim para o IFSULDEMINAS por ser uma entidade educativa que conta com muita tecnologia, que aportará o meu desenvolvimento profissional”, relatou a estudante de Química Farmacêutica, pela Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales.

Para conferir mais fotos, CLIQUE AQUI.