Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Competidores de 61 equipes resolvem três testes práticos no segundo dia de OBAP
OBAP 2019

Competidores de 61 equipes resolvem três testes práticos no segundo dia de OBAP

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 16h49 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 16h49

Equipes enfrentam desafios práticos na fase presencial da OBAP

48808383936 40fa1db406 cOs competidores começaram a chegar na unidade Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR) logo cedo, na manhã deste sábado, dia 28 de setembro. Às 8 horas, os quase 200 estudantes já estavam em campo para os desafios práticos propostos pela Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP).

As equipes se revezaram para realizarem três provas, duas em campo e uma em laboratório. No ginásio do IFPR, os competidores se depararam com maquetes bovinas para realizarem o teste de inseminação artificial. De acordo com o professor Marcelo Rosa, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), responsável pela elaboração da prova, no desafio os estudantes tiveram 12 minutos para realizar todas as etapas do procedimento. “Os competidores precisavam simular a limpeza do aparelho reprodutor, escolher e descongelar o sêmen, preparar o aplicador, fazer a inseminação e higienização”, resumiu.48808920303 240ff0a3ff c

A boliviana Ayda Tiririco Hilari, da equipe Cafeicultura Empresarial, chamou a atenção por ter usado um traje específico neste desafio. "Quis mostrar que, na Bolívia, sempre cuidamos muito da higiêne nos procedimentos, por isso usamos um uniforme completo, com botas, roupa específica e gorro para prender os cabelos. A inseminação artificial em bovinos é uma prática muito importante para poder ter uma boa produção e rentabilidade, tanto de leite como de carne. Estou muito feliz por estar vivenciando esta experiência aqui", alegrou-se.

Jeovani Bernebé, 28 anos, compete na categoria Subsequente e é um dos representantes do Estado de Rondônia. Foi a primeira vez que realizou a prática de inseminação artificial de bovinos. "Aparentemente a prova é fácil, porém a adrenalina e a tensão atrapalharam a equipe. Nós estudamos por vários dias e noites para esta prova específica. No entanto, eu nunca havia visto ou utilizado uma maquete bovina, no meu campus não há. Acho que todas as instituições deveriam ter este tipo de prática para incentivar os alunos e melhorar a aprendizagem", ressaltou.

A outra prova realizada no ginásio foi a de adubação, essencial para a atuação do técnico no campo, como explica o professor do IFSULDEMINAS responsável pelo teste, Evando Luiz Coelho. "No dia a dia do técnico em agropecuária, em uma fazenda, ele recebe uma recomendação de adubação e precisa transformá-la em um adubo comercial, além de calcular para que cada planta receba a mesma quantidade de adubo. O aluno que for bem nesta prova, despontaria numa seleção de emprego, por exemplo", afirmou.

48808386216 dd4ac2d97d cA última prova envolveu cálculos na área de agrimensura e topografia, realizada no laboratório de informática do campus. De acordo com um dos coordenadores do desafio, o técnico em Agrimensura Marcos Roberto dos Santos, do IFSULDEMINAS, os alunos tiveram uma hora para executar as etapas propostas. "A prova consistiu no cálculo de uma planilha topográfica, como se o estudante tivesse ido a campo, feito o levantamento e agora, no escritório, fosse manipular estes dados. É a primeira vez que usamos planilhas eletrônicas numa prova da OBAP, o que permite ao estudante abranger outros conhecimentos, integrando disciplinas como Informática e Ciências Agrárias", enfatizou.

48809431452 aeba14edd5 cO idealizador da competição e reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, explicou que as questões cobradas nas provas práticas valorizam o trabalho dos técnicos. "O IFSULDEMINAS tem uma relação muito forte com a temática da OBAP, com as áreas de Agrárias, de Meio Ambiente, de Indústria e de Alimentos. Quase ninguém forma tantos e tão bons técnicos nestes campos como faz o IFSULDEMINAS e a Rede Federal. A OBAP é mais uma forma que encontramos para estimular o ingresso nas carreiras técnicas, para valorizar o trabalho deles e para preparar os alunos para uma realidade que eles vão encontrar no mundo do trabalho".

As atividades foram acompanhadas pelos integrantes da comissão técnica formada por docentes do IFSULDEMINAS, IFPR, IF SUDESTE MG e IFSP e tiveram o apoio dos alunos do curso superior de Engenharia de Aquicultura do IFPR e de intercambistas do IFSULDEMINAS, vindos de países da América do Sul. O somatório da pontuação obtida individualmente e por equipe, nas provas, vale medalha. Os vencedores serão conhecidos na noite deste sábado, 28 de setembro, durante a cerimônia de encerramento da OBAP.

Redes sociais

Acesse o //www.flickr.com/photos/184682160@N04/with/48805608148/" title="link para o Flickr institucional" style="list-style: none; margin: 0px; padding: 0px; color: rgb(0, 0, 255); text-decoration: none; outline: none medium;">Flickr do IFSULDEMINAS para conferir todas as fotos! E veja outras publicações sobre a OBAP nas outras redes sociais do Instituto: Instagram e Facebook.

Eventos paralelos

Enquanto os alunos realizavam as provas, autoridades estrangeiras e orientadores das equipes foram convidados a participarem da palestra "Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação" e de uma reunião sobre internacionalização. Confira neste link como foram ambos os eventos.

Clique aqui para ver mais fotos.