Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Jornada Científica e Simpósio de Pós-Graduação batem recorde
Jornada Científica

Jornada Científica e Simpósio de Pós-Graduação batem recorde

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 08h03 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 13h17

O Campus Inconfidentes sediou, nos dias 7 e 8 de novembro, a 11ª Jornada Científica e Tecnológica e o 8º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. O evento foi realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSULDEMINAS e pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do Campus Inconfidentes.

IMG 0009A finalidade é socializar novos conhecimentos elaborados no IFSULDEMINAS e em outras instituições de pesquisa, além de favorecer a relação entre pesquisadores regionais e criar oportunidade para os bolsistas de iniciação científica apresentar as produções. “Diante de tudo o que ciência passou neste ano, com o contingenciamento de recursos, os números foram extremamente positivos. Isso mostra como as instituições, participantes da jornada, estão juntos para o crescimento da pesquisa para juntos chegarmos onde precisa”, avaliou a pró-reitora de Pesquisa, Pòs-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, professora Sindynara Ferreira.

Na edição deste ano, foram mais de 1100 trabalhos submetidos na plataforma própria do evento, sendo que 776 foram aprovados para a apresentação em pôsteres, pitchs e oralmente. Este número foi um recorde dentre as edições da Jornada. “O evento atendeu todas expectativas. Tivemos grande aderência por parte dos alunos e servidores do nosso campus, além dos demais campi e outras instituições que estiveram presentes”, comentou o coordenador de Pesquisa e do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Campus Inconfidentes, Wanderson Rodrigues.

Cerca de 1200 pessoas se inscreveram nos dois dias. Um dos participantes foi o jovem Alisson Wilians Teixeira Silva que atualmente faz mestrado em Microbiologia Vegetal na UFLA (Universidade Federal de Lavras). De acordo com ele, a Jornada é uma ferramenta que favorece os produtores científicos da região. “A ciência local progride mais a vida dos produtores de pesquisa da região do que nos grandes centros de pesquisa que estão voltadas para empresas”, disse o estudante, destacando a jornada como espaço para divulgação dos cientistas da região.

A quadra poliesportiva e as salas de aulas do prédio principal foram os espaços usados para a exposição dos trabalhos. Já o Poliesportivo Nilo Peçanha serviu de cenário para as palestras de abertura e de encerramento da Jornada e do Simpósio.

A organização do evento teve início em março de 2019. Foram oito meses de intenso trabalho para deixar tudo pronto para receber os trabalhos. “Este evento é uma resposta que damos à sociedade. Temos que devolver para a comunidade nossas produções de pesquisa e de extensão. Ele representa a pluralidade do IFSULDEMINAS”, discursou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, na cerimônia de abertura dos trabalhos.

Concurso
Em ritmo de preparação para a edição da Jornada Científica e do Simpósio de Pós-Graduação de 2020, o IFSULDEMINAS publicou o edital 171/2019, por meio da Pró Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, para escolher o logotipo da próxima edição. O concurso foi lançado durante a solenidade de abertura da edição de 2019. As inscrições podem ser enviadas pelos Correios até o dia 07 de janeiro de 2020. Já o encerramento das inscrições entregues pessoalmente será dia 16 de janeiro de 2020. O vencedor receberá um prêmio de R$1000,00.

Texto:José Valmei Bueno
Fotos: César Neves