Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS promove atividades na Semana Global do Empreendedorismo
Início do conteúdo da página
Resumo - Semana Global do Empreendedorismo

IFSULDEMINAS promove atividades na Semana Global do Empreendedorismo

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 12h58 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 13h09

- Confira a programação completa

Durante o mês de novembro, os campi do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participaram de ações voltadas ao empreendedor. Elas fazem parte da Semana Global do Empreendedorismo, movimento de escala mundial dedicado a inspirar, conectar e capacitar jovens e adultos nas mais diversas áreas do empreendedorismo. 

A diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Cristina Janini Lopes, fez um balanço sobre os trabalhos. "Esses eventos ofereceram, sem dúvida, contribuição fundamental para o enriquecimento do cenário da educação empreendedora no Brasil. O empreendedorismo no IFSULDEMINAS é muito relevante, pois congrega uma comunidade acadêmica criativa, inspirada e com habilidades técnicas de alta performance para transformar, impactar e buscar resolver problemas complexos e significativos da nossa sociedade", resumiu.

Os eventos nos Campi

Campus Inconfidentes - evento "Ideação"

Inconfidentes 3Em Inconfidentes, a Incubadora de Empresas Mistas  realizou o evento "Ideação". Foram 10h de imersão para aprender a desenvolver habilidades para buscar ideias empreendedoras e de impacto. A oficina reuniu 14 alunos e egressos do campus. Uma banca avaliou os quatro projetos inscritos e a equipe vencedora recebeu como premiação um quebra-cabeças 3D.

Segundo a organizadora, Sissi da Silva, o objetivo foi criar o espírito empreendedor nos participantes. "Priorizar ações voltadas aos negócios, atendendo aos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sensibiliza os jovens para novas formas de causar impacto positivo", apontou. 

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Sindynara Ferreira, acompanhou o "Ideação". “Oferecer oportunidades para que nossos discentes conheçam ferramentas de empreendedorismo tem um efeito inovador e benéfico, amplia os horizontes e possibilidades para desenvolver uma comunidade empreendedora”, afirmou.

Campus Muzambinho - eventos "Empreenda" e " Sebrae Experience"

- Saiba como foi o "Empreenda"

Muzambinho 2Durante o mês de novembro o campus Muzambinho trouxe dois eventos voltados ao empreendedorismo.

O primeiro evento "Empreenda", ocorrido em 12 de novembro, reuniu um público de aproximadamente 900 pessoas. A atividade contou com a organização de estudantes dos cursos Técnicos em Administração (Módulo I) e Contabilidade (Módulo II); do Grupo Interdisciplinar em Gestão e Agronegócios (GIGA), sob supervisão do professor Leonardo dos Santos Maria e, também, do Clube de Empreendedorismo da instituição. Além dos vários casos de sucesso e minicursos, o reitor Marcelo Bregagnoli proferiu a palestra "Empreendedorismo no Agronegócio". 

WhatsApp Image 2019 12 03 at 17.56.52

Já o segundo evento "Sebrae Experience” teve formato de imersão, propiciando um ambiente criativo e de inspiração empreendedora aos participantes que, numa maratona de 30 horas ininterruptas, desenvolveram suas ideias. O evento contou com dois consultores da "Sementes Negócios", auxiliando na mentoria das equipes, e com uma banca formada pelo reitor do IFSULDEMINAS e empresários no ramo de Tecnologia da Informação.

De acordo com o professor Ramon Marques da Silva, o evento foi uma grande oportunidade para os participantes aprimorarem suas habilidades e competências relacionadas as ações de empreendedorismo e inovação. “Muitos dos alunos  já haviam participado de outros Hackathons e eventos semelhantes, o que contribuiu para a criação de ideias e soluções de grande potencial durante a imersão”.

 

Campus Poços de Caldas - evento "Circuito Empreenda Poços - Zona Sul"

- Saiba como foi o "Circuito Empreenda Poços - Zona Sul"

IMG 7549Durante a Semana Global do Empreendedorismo, nos dias 19 e 20 de novembro, o IFSULDEMINAS -  campus Poços de Caldas realizou a terceira edição do "Circuito Empreenda Poços - Zona Sul". Alunos, servidores, comunidade, comerciantes, empreendedores e representantes de empresas da zona sul e de outras regiões da cidade participaram do evento, que teve palestras e mesas de debate sobre Marketing Digital para micro e pequenas empresas e gestão financeira. O objetivo foi propiciar ao público capacitação e  atualização rápida sobre assuntos básicos, atuais e necessários para o bom funcionamento dessas organizações empresariais e empreendedoras.

 

Campus avançado Carmo de Minas - "III Seminário de Interação Empresa/Escola"

- Saiba como foi o "III seminário de interação Empresa/Escola

IMG 20191129 WA0046Os alunos dos Cursos Técnicos em Administração e Alimentos Subsequentes do Campus avançado Carmo de Minas apresentaram aos alunos, comunidade e empresários locais o "III Seminário de Integração Empresa/Escola". O evento foi realizado no anfiteatro nos dias 20 e 21 de novembro de 2019, simbolizando as ações da Semana Global de Empreendedorismo e a pré-inauguração do espaço no campus. 

Os discentes do Curso Técnico em Administração apresentaram a criação de uma empresa denominada “Uni Design”, destacando de forma singular suas diversas áreas como: financeira, contábil, marketing, produção, logística, recursos humanos, desenvolvimento de novos produtos, entre outras. Foram apresentados dois cenários em anos diferenciados e estratégias de crescimento e melhoria.

Já os  do curso Técnico em Alimentos escolheram como tema "O Perfil Profissional e Áreas de Atuação do Técnico em Alimentos". Desta forma,  apresentaram o trabalho a partir de suas vivências e experiências  em estágios, projetos de pesquisa, extensão e disciplinas vistas em sala. 

 

Campus Passos - "1º Desafio Maker" 

- Saiba como foi o "1º Desafio Maker"

WhatsApp Image 2019 11 24 at 16.27.49Sábado,23/11, o campus Passos recebeu a primeira edição do "1º Desafio Maker" IFSULDEMINAS. Das seis equipes inscritas, quatro compareceram: Autobots, Coffee Makers, Arruerra e Bete. A equipe Autobots desenvolveu uma casa inteligente com sensores de chuva, gás, temperatura e umidade com controle via smartphone e aplicação hospedada em webserver, com registros e gráficos das informações coletadas. A equipe Coffee Makersdesenvolveu um sistema de controle para identificação de vazamento de gás com envio das informações e alertas para smartphone. A Arruerradesenvolveu uma estufa para controle de plantações e a Bete um estacionamento inteligente para veículos. O estacionamento informava o número de vagas disponíveis e possuía um controle de entrada via RFID. Cada vaga possuía um sensor de distância ultrassônico que, ao ser ocupada, apresentava em um display as vagas ociosas.

 

Campus avançado Três Corações - "III Feira de Ciências e do Conhecimento"

- Saiba como foi a "III Feira de Ciências e do Conhecimento" 

DSCN0894No dia 19 de novembro o campus Avançado Três Corações realizou sua "III Feira de Ciências e Conhecimentos", com objetivo de desenvolver as potencialidades dos estudantes, o senso de sociabilidade e incentivá-los nos campos científicos, tecnológico e artístico/cultural. A Feira foi aberta à visitação das escolas de Educação Básica, tanto públicas quanto privadas e a comunidade.

Foram apresentados com sucesso mais de 60 projetos, divididos nas categorias de potencial científico, tecnológico e artístico/cultural, resultados de projetos acadêmicos.

 

 

Texto: Adaptação da Ascom/Reitoria (com informações dos Campi)
Fotos: Ascom dos campi do IFSULDEMINAS
Data: 04/11/2019
Fim do conteúdo da página