Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS recebe novamente nota 4 no Índice Geral de Cursos do MEC
Início do conteúdo da página
Índice Geral de Cursos

IFSULDEMINAS recebe novamente nota 4 no Índice Geral de Cursos do MEC

Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 07h27 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 07h27

Instituto tem ótimo desempenho em índices do governo e em guia particular sobre educação superior

Ilustração mostra um selo dourado com o número 4 e os dizeres índice geral de cursos MECO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) recebeu, novamente, nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), numa escala que varia de 1 a 5, sendo os conceitos 4 e 5 considerados os melhores desempenhos. Apenas 23% das instituições analisadas, em 2018, conseguiram atingir as duas melhores notas.

O IGC integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, ao lado do Conceito Preliminar dos Cursos (CPC). Os indicadores avaliam cursos e instituições de ensino superior, respectivamente, e são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As informações são de 2018 e foram divulgadas pelo MEC na última quinta-feira (12). No IGC, as instituições podem ganhar conceitos 1 e 2 (avaliação baixa), 3 (avaliação mediana), 4 e 5 (avaliação ótima). Tais notas determinam parâmetros para o MEC buscar o aprimoramento da educação superior, entre outros pontos.

Na avaliação anterior, o IFSULDEMINAS já havia conquistado o conceito 4 no IGC, cujo cálculo é realizado anualmente e leva em conta a média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. O pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Giovane José da Silva, ressaltou a importância para o Instituto ter ganhado novamente conceito alto no índice.  "Possuir  4 no IGC, desde 2017, coloca o IFSULDEMINAS entre as melhores instituições de ensino do país. Sobretudo, evidencia o trabalho da nossa instituição para a oferta de uma educação de qualidade. Esse resultado torna o instituto atrativo para as pessoas que buscam cursar uma graduação. Além disso, mostra que, além de ofertar cursos de qualidade, é uma instituição de ensino preocupada com a qualidade da aprendizagem de seus alunos e em formar profissionais preparados para atender o mercado de trabalho".

Já o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, apontou  a relevância de haver indicadores educacionais para que a comunidade possa acompanhar e fiscalizar a qualidade do serviço prestado. "As métricas quantitativas são de fundamental importância às instituições de ensino, pois demonstram sua abrangência na atuação regional. Sobretudo a nós, Instituto Federal, permitem mensurar o processo de verticalização do ensino e o compromisso com a Lei que nos criou (11.892/2008). Além disso, esses indicadores quantitativos possuem correlação com nossa disponibilidade orçamentária, crucial ao funcionamento das atividades e setores. Porém, são os indicadores qualitativos, como o IGC, que nos diferenciam quando se referem à excelência das ações realizadas. O IGC é um dos principais indicadores qualitativos reconhecidos pela sociedade e órgãos reguladores. É nele que a instituição foca quando se predispõe a ofertar um determinado curso".

Bregagnoli completou, afirmando que a meta do IFSULDEMINAS é atingir, em breve, nota 5 no IGC. "O conceito 4 nos coloca na elite do ensino superior no país, mas estar neste patamar não significa que estejamos acomodados. Temos plena convicção de que a nota máxima (conceito 5) está muito próxima de ser obtida, dado nossas recentes avaliações individuais de cursos, melhoria da infraestrutura, publicação docente e forma de atuação/orientação, partindo desde a Pró-Reitoria de Ensino (que orquestra o processo) até a atuação das Diretorias de Ensino, Coordenadores de Cursos e da comunidade do IFSULDEMINAS, envoltos nos processos de avaliação".

IGC 2018

No ciclo atual, o MEC avaliou 2.052 universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários e 8.520 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia dessas instituições. Acompanhe o percentual das 2.052 instituições avaliadas. 

avaliacao

Do IFSULDEMINAS, foram avaliados três cursos superiores: Tecnologia em Design de Moda (Campus Passos), Tecnologia em Gestão Comercial (Campus Poços de Caldas) e Bacharelado em Administração (Campus Machado).

Tecnologia em Design de Moda Estudantes estão reunidos envolta de um balão do número 5 dourado

Dos três cursos do IFSULDEMINAS avaliados pelo IGC, o de Tecnologia em Design de Moda do IFSULDEMINAS – Campus Passos se destacou, conquistando nota máxima em todos os Indicadores de Qualidade da Educação Superior referente ao ano de 2018. Esta é a primeira vez que o curso foi avaliado e o conceito 5 obtido por ele abrange os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Já o curso de Tecnologia em Gestão Comercial e o de Bacharelado em Administração receberam notas 3 e 4, respectivamente. 

O Design de Moda também obteve o conceito máximo na avaliação para reconhecimento do curso, realizada pelo Ministério da Educação (INEP/MEC) em abril deste ano. A estrutura que o curso oferece à comunidade acadêmica certamente faz jus a nota cinco. São sete laboratórios a disposição dos alunos para aulas e práticas de Desenho, Moulage, Têxtil, Modelagem, Criação, Corte e Costura. Além disso,  conta com projetos voltados para a sociedade e eventos de destaque na cidade e região.

Para a coordenadora do curso, Maria Bernardete Oliveira de Carvalho, esses números representam um trabalho conjunto e integrado de uma equipe consciente do papel social de uma instituição de educação pública e gratuita. “Nosso curso é jovem, assim como nosso campus, mas a dedicação de todos os servidores em todas as áreas nos diferencia. A equipe de moda está sempre empenhada em construir estratégias pedagógicas que provoquem a criatividade em nossos alunos. Trabalhamos tendo como referência a formação técnica e humana. Vemos nosso discente como um futuro profissional e um cidadão”, pontuou.

Entenda os conceitos

CPC - É o conceito que avalia o curso, em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade(desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

IGC - É o indicador que avalia a instituição. Fazem parte do cálculo do IGC: média dos CPCs do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018) relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC, na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Enade - Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep/MEC, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário socioeconômico. Quem falta à prova ou não preenche o questionário não cola grau.

IDD - mede o valor agregado pelo curso em relação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Os indicadores de qualidade mantêm relação direta com o ciclo avaliativo do Enade.

Estudante segura folder indicando que 22 cursos do IFSULDEMINAS receberam estrelas no guia da FaculdadeGuia da Faculdade Estadão

Além da avaliação do governo, o IFSULDEMINAS também foi destaque no Guia da Faculdade Estadão deste ano, ranking organizado pelo jornal O Estado de São Paulo, em parceria com a startup Quero Educação, que avalia qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura dos cursos de graduação presenciais. O IFSULDEMINAS teve 22 cursos avaliados e estrelados. Do total, 77 por cento deles tiveram notas 4 e 5, que são os conceitos máximos do Guia. Confira o ranking do IFSULDEMINAS completo:

- 5 estrelas: Engenharia Agronômica ( Campus Inconfidentes)

- 4 estrelas:

- Campus Inconfidentes (Ciências Biológicas e Matemática)

- Campus Machado (Administração, Sistemas de Informação, Zootecnia, Agronomia e Ciência e Tecnologia de Alimentos);

- do Campus Muzambinho (Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura em Educação Física);

-  Campus Passos (Ciências da Computação e Matemática)

-  Campus Pouso Alegre (Engenharia Civil e Engenharia Química)

3 estrelas:

-  Campus Inconfidentes (Engenharia de Agrimensura e Engenharia de Alimentos)

-  Campus Machado (Ciências Biológicas)

-  Campus Muzambinho (Engenharia Agronômica)

-  Campus Poços de Caldas (Ciências Biológicas e Geografia)

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS - com informações da Ascom Campus Passos 
Data: 18/12/2019
Fim do conteúdo da página