Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > PDI do IFSULDEMINAS passa por atualizações
Atualização

PDI do IFSULDEMINAS passa por atualizações

Publicado: Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 14h56 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 09h31

Mudanças são referentes aos Organogramas e Indicadores do Planejamento Estratégico

Confira o que é o PDI.

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é uma ferramenta estratégica de planejamento e gestão, que considera a identidade do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, missão a que se propõe, seus valores e visão para o futuro.

Resultado do trabalho de gestores, servidores, alunos e comunidade o PDI possibilita a orientação das atividades desenvolvidas na Instituição durante os próximos cinco anos. Desta forma, sua construção, conjunta e democrática, engloba desde a avaliação da situação atual do Instituto até a constituição de diretrizes para promover o desenvolvimento acadêmico, organizacional e físico do IFSULDEMINAS.

Atualizações

As principais mudanças no PDI foram as atualizações das informações referentes aos Organogramas encontrados no capítulo dois. Também foram realizadas, no capítulo três, melhorias nos Indicadores do Planejamento Estratégico,  construído num período de cinco anos, para que pudessem ser elaborados os Planos Táticos da Instituição.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Institucional, professor Luciano Pereira Carvalho, o PDI 2019/2023 contempla em seu capítulo três, 50 indicadores estratégicos que foram construídos pelos setores da Reitoria do IFSULDEMINAS. Todos eles mensuram metas a serem alcançadas, metodologia para o cálculo da meta e iniciativa estratégica.

“O PDI é um dos documentos mais importantes de uma Instituição de Ensino, que norteia suas ações durante o período da sua vigência. Nosso PDI foi aprovado para o quinquênio 2019 - 2023. As mudanças ocorreram como forma de garantir que o documento esteja sempre atualizado e acompanhando as mudanças dentro da nossa instituição”, explicou.

Plano Tático

O professor Luciano  enfatiza que o Planejamento Estratégico tem que ser constantemente acompanhado e, como não havia ainda um Plano Tático definido, foi necessário que se realizasse ajustes no mesmo. “A Reitoria do IFSULDEMINAS vem passando por um processo de atualização dos seus atos normativos. Em 2019, aconteceram mudanças na sua estrutura organizacional. Dessa forma, foi atualizado também no PDI”.

Assim, o Plano Tático é o desdobramento desses indicadores em pequenas ações,  que  caminham no sentido de alcançar iniciativas estratégicas e, por consequência, as metas estabelecidas. Para o Coordenador de Planejamento, Gustavo Vitor Moreira Fialho, um dos maiores desafios para atualizar o Plano foi “Gerenciar as informações e estabelecer acordos com os envolvidos. Esse é um documento coletivo construído democraticamente pela comunidade interna do IFSULDEMINAS por meio das pró-reitorias e diretorias”, enfatiza.

Texto: Ascom/Reitoria
Apoio: DDI/Gustavo Fialho