Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Evento online contra a Covid-19 reúne 176 participantes em 96h de trabalhos ininterruptos
Início do conteúdo da página
Edição Especial

Evento online contra a Covid-19 reúne 176 participantes em 96h de trabalhos ininterruptos

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 10h04 | Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2020, 10h04

 - Confira na íntegra o resultado final

WhatsApp Image 2020 04 18 at 01.50.10 1A COVID-19 chegou ao Brasil num piscar de olhos e mudou a vida de todos, obrigando-nos a adaptar nossas rotinas e colocando-nos frente a uma realidade desafiadora em diversos aspectos. Neste momento em que o distanciamento social é imperativo e as instituições de ensino e pesquisa têm um papel crucial na busca de soluções, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) propôs uma maratona multidisciplinar, totalmente on-line, com o objetivo de reunir propostas para o enfrentamento da crise do coronavírus:  o HACKATHON – DESAFIO COVID-19.

O Hackathon é uma maratona de programação que reúne designers, programadores e outros profissionais  para o desenvolvimento de ideias e  soluções inovadoras para um ou vários desafios. Normalmente, ocorre presencialmente, num espaço físico delimitado, em que as equipes são formadas e recebem instruções que irão nortear as atividades a serem desenvolvidas.

A edição especial do evento - Hackathon Desafio Covid-19 - aconteceu entre os dias 14 e 18 de abril,  para estimular a comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS, discentes e servidores, além de estudantes e profissionais de outras instituições de ensino,  aWhatsApp Image 2020 04 18 at 01.50.37 3 desenvolverem soluções criativas e inovadoras relacionadas à produção de ideias, planos, ações, produtos e serviços voltados  ao enfrentamento de problemas causados pela COVID-19. Para esta edição, a comissão organizadora usou várias ferramentas de comunicação disponíveis, além de  uma plataforma desenvolvida por um professor-pesquisador do IFSULDEMINAS e por um aluno-bolsista.

No período de 06 a 12 de abril, 176 pessoas se inscreveram para participar do desafio  e no dia 14,  após abertura on-line, formaram-se 12 equipes que, sob a tutoria de mentores de diversas áreas, deram início às atividades. Ao todo, participaram  47 alunos e 7 servidores (técnicos administrativos e docentes) do IFSULDEMINAS , 6 alunos e 1 docente de instituições externas, além de  4 profissionais de outras organizações das cidades de Poços de Caldas, Alfenas, Guaxupé e Lavras. Os mentores que atuaram na maratona foram selecionados com base em sua formação nas áreas de saúde, tecnologia e negócios e atuam no ramo da medicina, enfermagem, engenharias, tecnólogos, ciência da computação, acupuntura, farmácia, administração e relações internacionais.

WhatsApp Image 2020 04 20 at 12.22.52 1No dia 18 de abril as equipes finalizaram as 96h ininterruptas da maratona e apresentaram suas propostas a  uma banca de especialistas, que avaliaram aspectos como valor econômico ou social e compatibilidade entre a proposta e o problema a ser sanado.

As cinco soluções melhor classificadas foram divulgadas nesse dia e, em função da confidencialidade prevista no edital 62/2020, não serão divulgadas. Entretanto, a comissão organizadora destacou que todas as ideias propostas atenderam ao objetivo de enfrentamento e redução dos efeitos decorrentes da pandemia, e são passíveis de serem implantadas.

 Relatos e experiências

"Participar do Hackathon do IFSULDEMINAS Desafio Covid-19 foi uma aventura incrível. Ver a motivação e dedicação dos participantes em desenvolver ideias, projetos, produtos e serviços voltados ao bem-estar social foi uma experiência motivadora. Parabéns a toda equipe organizadora do event 100% online, incentivando a participação cidadã em busca de soluções inteligentes para os problemas sociais." Maurício Nascimento –  Gestor em gerenciamento de redes (mentor)

 “Quando me inscrevi para participar do Hackathon, não tinha ideia de que seria uma experiência tão intensa. Em poucos dias aprendi a enfrentar desafios e buscar soluções para problemas reais. Meu olhar para encarar a situação da pandemia se tornou muito mais crítico. Hoje consigo identificar as várias faces para analisar um problema e suas soluções. Com tudo que aprendi, já estou buscando colocar em prática na minha vida profissional e pessoal. Resumindo: uma experiência e tanto, extremamente enriquecedora e transformadora”. Juliana Ramos Oliveira – servidora do IFSULDEMINAS (participante)

"Sensacional participar do Hackathon  IFSULDEMNAS e ainda colaborar com o combate ao COVID-19!!” Gabriel Bexiga – profissional externo (participante).

Texto: Cristina Lucia Janini Lopes (PPPI/Reitoria)
Fotos enviadas pelos participantes
Revisão: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 22/04/2020
Assunto(s):

 

O #3 episódio do FalaMuz traz a tona um debate sobre a causa da morte de 1 pessoa a cada 40 segundos no mundo: o suicídio. Nesse episódio especial conversaremos com os psicólogos Dr. Afonso Antônio Machado e Me. Túlio Trevisan em busca de orientações para quem quiser ajudar alguém ou para quem precisar de ajuda. Solta o play!

spotifyDeezerSintonizepodcasts de maçãÂncoradisjuntorcastboxpocket castsradiopublicaSintonizespotify
Fim do conteúdo da página