Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > PIBID 2020 beneficiará 312 alunos do IFSULDEMINAS
PIBID - 2020

PIBID 2020 beneficiará 312 alunos do IFSULDEMINAS

Publicado: Segunda, 04 de Maio de 2020, 15h33 | Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2020, 15h33

Instituto teve a 131ª colocação entre 294 instituições de ensino brasileiras

post PIBIDO PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. No IFSULDEMINAS está implantado desde 2011. Seu objetivo é proporcionar aos alunos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. A Diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, Roselei Eleotério, explica que, em 2020, o PIBID foi aprovado pelo edital 02/2020 CAPES, em resultado preliminar. Entre 294 instituições de ensino de todo país, o instituto ficou em 131º lugar. O resultado final será divulgado no dia 08 de maio. “Nele estão vinculados 13 cursos de licenciatura da Instituição, que atuam em 11 diferentes cidades. Se a totalidade das bolsas for contemplada (distribuídas pelo quantitativo dedicado a cada região, independente da classificação), teremos 365 bolsas, sendo 312 para alunos do instituto”, disse. Em 2018 o IF recebeu um milhão e trezentos mil reais, que foram executados em 18 meses no programa.

O programa atende estudantes das licenciaturas e seus docentes, professores da educação básica das redes públicas e, ainda, aos alunos das escolas públicas e secretarias de educação. “Quando pensei em fazer um curso de licenciatura ouvi diversas críticas e, muitas vezes, pensei em desistir. Porém, momentos compartilhados no PIBID me fizeram perceber que eu não poderia ter feito escolha melhor! A educação realmente é a mudança que precisamos e, depois de participar do projeto, afirmo que minha missão de vida é lecionar, levando conhecimento e acolhimento aos meus alunos”, destaca a estudante de Ciências Biológicas, do campus Muzambinho, Luana Cristina Barbieri.

Gestão do PIBID

O trabalho conta com uma coordenadora institucional nomeada pelo IFSULDEMINAS, sob a gestão da PROEX, que age em parceria com 13 outros coordenadores de área - respectivos a cada curso envolvido. Cada profissional dá suporte a outros três professores supervisores de escolas públicas e a 24 licenciandos.

Critérios de Avaliação

Entre os critérios de avaliação do MEC estão a análise do projeto, que envolve: parte técnica, avaliação dos indicadores e de mérito. O pró-reitor de extensão, Cléber Ávila Barbosa, destaca que o PIBID tem relevância no instituto, que foi contemplado em todos os editais, desde 2011. “Ele permite aos estudantes conviver com a parte pedagógica nas escolas, auxilia no combate a evasão e forma a identidade do aluno desde o início, fazendo com que fique empoderado e seguro em seguir na carreira”.

A coordenadora institucional do PIBID, professora Isabel Ribeiro, explica que “o programa, assim como as bolsas, estimulam os alunos a descobrirem a grandeza da educação, o quanto ela pode agir e transformar a sociedade. A ajuda de custo é essencial, pois auxilia a maioria deles a se manterem e reduz drasticamente a evasão, formando assim docentes qualificados para o nosso país”.

Texto: Ascom Machado
04/05/2020