Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS adere à Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página
Sustentabilidade

IFSULDEMINAS adere à Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 10h56 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 10h58

Em Minas Gerais, o Instituto é o único representate da Rede Federal

imagem a3pEm 17 de julho, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi contemplado com o certificado A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em reconhecimento às práticas sustentáveis executadas pela instituição.

O documento representa a adesão voluntária do IFSULDEMINAS ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. Segundo o Ministério, a adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente e, ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

Trâmites

certifica a3pSegundo a Coordenadoria de Sustentabilidade do IFSULDEMINAS, vinculada à Diretoria de Desenvolvimento Institucional, o processo de adesão à Agenda foi iniciado em 30 de abril deste ano. 

Para pleitear o ingresso no Programa, o IFSULDEMINAS submeteu ao órgão as diversas ações de sustentabilidade institucionais que vão ao encontro da A3P, conforme pontuou o coordenador de Sustentabilidade do IFSULDEMINAS, Leonardo Manso. “Primeiramente, em 2013, foi institucionalizado o Plano de Logística Sustentável (PLS) do IFSULDEMINAS. Já em 2016, a instituição aderiu ao ranking de sustentabilidade da Universitas Indonesia, o UI GreenMetric World University Ranking, ocupando lugar privilegiado desde então entre as instituições nacionais e internacionais. O Instituto também se destaca pelo Projeto IF Solar, gerenciando licitações que permitiram a diversos órgãos do país a aquisição de painéis fotovoltaicos para produção de energia solar limpa em todas as regiões do Brasil. O IFSULDEMINAS ainda possui outros projetos sustentáveis, como o IF Pluvial (instalação de cisternas para o reaproveitamento de águas das chuvas), adoção massiva de reuniões por web conferência, aquisição de materiais de uso comum através de processos de compras compartilhadas entre seus campi e entre outras instituições federais de ensino em Minas Gerais e iniciou a implantação do Almoxarifado Virtual”.

Ainda segundo a Coordenadoria, a entrada no Programa uniu-se a outros convênios já firmados pelo IFSULDEMINAS em prol do meio ambiente. Destacam-se o Plano Conservador da Mantiqueira, no qual o Instituto, desde 2017, presta apoio técnico para restauração de vegetação nativa; o Pacto Global, considerado a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo, sob gerência da Organização das Nações Unidas (ONU), ao qual o IFSULDEMINAS é signatário desde outubro de 2019; e os projetos Lacre Amigo e Tampinha Legal, que consistem, respectivamente, na coleta de lacres de alumínio e de tampinhas plásticas, incentivando a educação ambiental e a reciclagem.

Implantação

A inclusão na A3P implicou o compromisso do IFSULDEMINAS em executar um plano de trabalho nos próximos cinco anos, atuando em seis eixos centrais: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Gestão adequada dos resíduos gerados; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Contratações públicas sustentáveis; e Construções sustentáveis.

Para implementar as ações, o coordenador de Sustentabilidade do IF indicou um cronograma de atividades a ser seguido. “Essa adesão exigirá dos campi e da Reitoria um diagnóstico socioambiental, que tem o objetivo de identificar e catalogar os projetos de sustentabilidade em andamento no IFSULDEMINAS, cadastrar novas propostas, estudar sua viabilidade orçamentária e implementar projetos-piloto na Reitoria para posterior replicação nos campi, assim como revisar o PLS. Também permitirá às unidades do IFSULDEMINAS a utilização do Sistema Ressoa, para o monitoramento da gestão socioambiental, sob a supervisão da A3P, e pesquisa de boas práticas adotadas pelos outros órgãos parceiros do MMA”. 

Pioneirismo

Anotação 2020 07 28 130808Até o dia 28 de julho, eram 223 instituições conveniadas à A3P, pertencentes aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e independentes, das esferas distrital, estadual, municipal e federal de todo o país (confira aqui a lista completa de parceiros formais da A3P com adesão vigente).

Dessa relação, o estado de Minas Gerais conta com apenas dez instituições parceiras, sendo o IFSULDEMINAS o único representante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (clique na imagem acima para ampliar a tabela).

Esse pioneirismo sustentável é explicado pelo reitor da instituição, professor Marcelo Bregagnoli, cuja gestão é pautada pelo tema. “O Instituto investe desde a sua concepção, mas sobretudo há cinco anos, na questão da sustentabilidade. São várias ações síncronas, coordenadas pela Reitoria e apoiadas e seguidas pelas oito unidades, que vão desde a implantação de placas fotovoltaicas para geração de energia limpa à coleta e reuso de água da chuva. Ao submeter ao Ministério do Meio Ambiente nossas práticas tivemos mais uma validação de que estamos no caminho para a sustentabilidade e, agora, com a adesão à Agenda, iremos ampliar nosso foco, sobretudo na questão dos resíduos e dos dejetos, pensando no tratamento e no descarte eficiente deles”.

Saiba mais sobre a A3P

A Agenda foi concebida em 1999, mas somente dois anos depois foi oficialmente criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. Em 2002, a A3P foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente. O órgão da ONU reconheceu a relevância do trabalho da A3P e os resultados positivos com a sua implantação.
Para mais informações, acesse o site da A3P.

O Programa integra o Departamento de Documentação (DPRO), que, por sua vez, faz parte da Secretaria de Ecoturismo (SEEC) do Ministério do Meio Ambiente.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 28/07/2020
Fim do conteúdo da página