Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS divulga mensagem de Fim de Ano dirigida a toda comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página
Institucional

IFSULDEMINAS divulga mensagem de Fim de Ano dirigida a toda comunidade acadêmica

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 13h57 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 14h03

Instituto também apresenta balanço das ações on-line promovidas em 2020

Nesta quarta-feira (23), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga mensagem em vídeo do reitor Marcelo Bregagnoli dirigida a toda comunidade acadêmica.

A mensagem traz, e não poderia ser diferente, o contexto desafiador imposto pela pandemia do novo Coronavírus, que a partir de março deste ano modificou o viver em sociedade, exigindo de todos o distanciamento social e a adoção de mudanças estruturais na área da Educação, na qual o IFSULDEMINAS sempre atuou com o compromisso de entregar um ensino de excelência.

Para minimizar ao máximo o impacto nas aulas e no trabalho dos servidores, o Instituto foi pioneiro na adoção emergencial do ensino e das atividades remotas e na criação e implantação de programas e ações que os viabilizassem, como: programa de doação de equipamentos de informática; oferta de auxílio internet aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica; suporte e apoio das áreas de assistência social, psicologia e pedagogia; capacitação on-line e continuada de docentes para trabalhar em ambiente virtual; programa de tutoria e mediação on-line, dentre outros. Porém, como ressaltou o reitor, na gravação, todo esse movimento só foi possível devido à união, força e determinação de servidores, colaboradores, estudantes e comunidade.

Confira, abaixo, a Mensagem de Fim de Ano do IFSULDEMINAS:


Balanço 2020

O IFSULDEMINAS também apresenta um balanço das ações realizadas de forma on-line neste ano. É uma forma de prestar contas à sociedade e mostrar que nos momentos críticos, a criatividade e a dedicação abrem novas oportunidades. Os dados são das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), Extensão (Proex) e de Gestão de Pessoas (Progep).

300X200PPPI

A Pró-Reitoria realizou seis eventos on-line, como o Hackathon, a 12ª Jornada Científica e Tecnológica, o 9º Simpósio de Pós-Graduação e a Semana Global do Empreendedorismo, que por diversos dias discutiram temas atuais e apresentaram a produção científica realizada por estudantes e profissionais do IFSULDEMINAS.

Além disso, foram realizadas 12 lives e webinários que trouxeram tanto temas mais teóricos como Ética na Pesquisa, Inovação, Marketing Digital, quanto temas mais práticos: “como trabalhar com Matriz SWOT”, “cadastro e atualização do currículo Lattes” e “como utilizar o programa Canvas”. As transmissões ao vivo eram direcionadas a públicos diversos, como os membros de empresas incubadas e juniores vinculadas ao Instituto, acadêmicos e sociedade.

A PPPI ainda iniciou o curso de Valoração com servidores internos e estabeleceu dez parcerias com entidades públicas e privadas, entre elas as Universidades Federais de Alfenas e a de Itajubá, a Universidade do Vale do Sapucaí e o Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Progep Capa videos Saude em Acao 00 GERAL

As Coordenadorias de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida do Servidor, ligadas à Progep, desenvolveram ao longo de 2020 diversas ações virtuais, voltadas para o conhecimento e para o bem-estar.

Com a implantação do trabalho remoto, foram realizados programas, lives e palestras on-line para ajudar o servidor a se adaptar da melhor forma possível à nova condição e ajudá-lo a manter um bom rendimento. Dessa forma, foram tratados, por exemplo, os temas “Ergonomia no trabalho remoto”, “Como administrar a ansiedade”, “Trabalho remoto e acidentes de trabalho”. Além disso, foi criado o programa "Saúde em Ação", que disponibiliza vídeos produzidos por profissionais do Instituto no canal TVIFSULDEMINAS para estimular a prática de atividades físicas e relaxamento.

A capacitação de servidores também foi uma pauta constante. A Progep elaborou o catálogo de capacitações do IFSULDEMINAS e ofertou dez cursos ao longo do ano, que contaram com a participação de cerca de 170 servidores. Da parceria firmada com a Escola Nacional de Administração Pública foram ofertados os cursos:
- Teoria e Prática do Direito na Administração Pública
- Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços
- Priorizando e Selecionando Projetos
- Relações Interpessoais e Feedback
- Atuação Estratégica de Equipes de Gestão de Pessoas
- Gestão da Estratégia com BSC
- Transformando Ideias em Projetos

CursosFIC2020 Banner300x200Proex

Mesmo sendo mediada pelas tecnologias digitais, a Extensão do IFSULDEMINAS conseguiu conectar a instituição à comunidade regional. Em 2020, 425 eventos e palestras virtuais, lives e webinários foram realizados pela Pró-Reitoria de Extensão ou pelos oito campi do Instituto.

Além disso, a partir de abril deste ano, foram ofertadas cerca de 80 mil vagas em diversos cursos gratuitos, como de idiomas, cuidador de idoso, fotógrafo, garçom, operador de telemarketing, porteiro, vigia, entre tantos outros. Muitas dessas oportunidades foram consequência das pactuações feitas entre IFSULDEMINAS e Governo Federal, por meio do Programa Novos Caminhos.

Ainda houve a manutenção dos programas de Mobilidade Acadêmica Estudantil e de Dupla Diplomação, sendo que 15 estudantes do IFSULDEMINAS estiveram ou ainda se encontram em intercâmbio em países da América do Sul e da Europa. E a implementação do programa de Mobilidade Virtual, no qual graduandos do IFSULDEMINAS puderam cursar disciplinas em universidades estrangeiras pela internet.

Ações de Combate à COVID-19 mapa web

Portanto, ao longo do ano, o IFSULDEMINAS buscou alternativas para manter seus trabalhos junto à comunidade interna e externa. Além da manutenção do processo educacional, implementou cerca de 20 ações sociais para combater o avanço da Covid-19.

A primeira ação e a mais vultosa foi a produção e distribuição de mais de 8.300 litros de álcool em gel para 230 instituições das áreas de saúde, segurança pública e assistenciais de 73 municípios. A ação foi fruto de uma parceria entre a Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas e o IFSULDEMINAS. A Receita enviou 40 mil litros de bebidas alcoólicas apreendidas. A mão de obra especializada e a tecnologia do Instituto converteram a bebida em álcool em gel.

Outros trabalhos desenvolvidos pelo Instituto no combate à pandemia foram: distribuição de mais de 8 mil itens originários do PNAE e 10 mil cestas de produtos cultivados nas escolas-fazenda do IF para 80 instituições regionais; produção e distribuição de 5 mil litros de sabonete líquido, de 5 mil máscaras de acetato, 75 mil máscaras de TNT (parceria com iniciativa privada/recursos MEC-SETEC), 93 mil máscaras de pano (parceria com iniciativa privada/recursos MEC-SETEC); e criação do Siga COVID, com mapeamento para traçar o avanço do novo Coronavírus na região.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 23/12/2020
Fim do conteúdo da página