Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > É ouro para o IFSULDEMINAS: Instituto conquista 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze nos JIFs em Fortaleza
Início do conteúdo da página

É ouro para o IFSULDEMINAS: Instituto conquista 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze nos JIFs em Fortaleza

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 10h07 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 10h07

É ouro para o IFSULDEMINAS

Instituto conquista 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze nos JIFs em Fortaleza

 

CapaTodos os trinta e cinco alunos que representaram o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) voltaram para casa com medalhas. A competição, que ocorreu em Fortaleza/CE, entre os dias 23 e 28 de outubro, reuniu atletas de todo o país.

Os jogos têm o objetivo de incentivar práticas esportivas e culturais, desenvolvendo o intercâmbio socioesportivo e a promoção da saúde dos estudantes. É um momento de integração da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.

O reitor Cleber Ávila Barbosa comentou o resultado atingido: “A participação do IFSULDEMINAS na edição 2023 dos JIFs foi extraordinária, nossos estudantes e servidores se superaram, nunca havíamos nos saído tão bem, com tamanha gama de premiações em diferentes categorias coletivas e de lutas. Isso comprova que estamos no caminho certo, investindo nos nossos estudantes e investindo no esporte.”

Elisângela Silva, pró-reitora de Extensão, que esteve acompanhando os estudantes em Fortaleza, também comentou o resultado: “Chegar ao pódio na etapa nacional não é uma tarefa simples; exige vencer tanto na fase local quanto na regional. Em todos os nossos campi, observamos um forte incentivo à prática esportiva, impulsionado por um grupo de professores de Educação Física altamente competente e por alunos dedicados ao esporte. É graças ao comprometimento sério e ao esforço contínuo que conseguimos alcançar esse resultado notável”.

judôPara o coordenador de esportes institucional, professor Carlos Paulino, “esta edição é especial para todos do IFSULDEMINAS, pois chegamos a marca de sermos a maior delegação em classificação das modalidades coletivas da Região Sudeste. Isso é fruto de um trabalho conjunto entre reitoria, coordenações de esportes de todos os campi e, principalmente, da dedicação de nossos alunos”.

Quanto aos resultados, ele comentou: “Muito bom quando propomos um desafio de trabalho em grupo e conseguimos atingir o resultado. Foi um resultado muito satisfatório, todos os alunos que levamos conseguiram medalhas. Nosso compromisso será de fazer com que cada vez mais o IFSULDEMINAS proporcione momentos de aprendizado e superação para nossos alunos, oferecendo uma educação de qualidade e gratuita. E temos certeza de que essa experiência marcará o resto da vida desses alunos que participaram”, concluiu.

Nos times dos Campi Inconfidentes e Muzambinho e Campus Avaçando Carmos de Minas, havia também alunos dos Campi Machado, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre. As equipes competiram nas modalidades Futsal masculino (Campus Avançado Carmo de Minas), Vôlei feminino (Campus Inconfidentes), Handebol masculino (Campus Muzambinho), Judô masculino e feminino (Campus Muzambinho). Seis professores da instituição e a Pró-Reitora de Extensão, Elisângela Silva também fizeram parte da comitiva.

Neste ano, os JIFs foram organizados pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), sendo a segunda vez que essa instituição sedia os jogos. Participaram 36 delegações de instituições federais de 25 estados e do Distrito Federal. Cerca de 1.000 atletas competiram em 11 modalidades, em seis dias de evento.


Nossos medalhistas

Giovanna troféuVôlei feminino - medalha de ouro

Giovanna Taver, do Campus Muzambinho, compartilhou sua alegria com a conquista da medalha de ouro: “A experiência é incrível e a sensação de ser a número um do Brasil é ótima, saímos com o sentimento de dever cumprido e me sinto realizada. Além disso, fiz amizades, me diverti, conheci pessoas e lugares extraordinários, essas são as portas que o esporte abre em nossas vidas, e isso pra mim não tem preço”.

Handebol masculino - medalha de ouroWhatsApp Image 2023 10 31 at 12.08.10

Gabriel de Assis Silva, do Campus Avançado Carmo de Minas, contou que foi a primeira vez participando do JIFs e que teve todo apoio e incentivo do IFSULDEMINAS. "Treino handebol há 8 anos e foi um dos campeonatos que mais tive prazer jogando, por representar meu campus e participar de um campeonato com uma estrutura fora do normal. Ter conquistado esta medalha foi uma experiência incrivel e muito prazerosa", concluiu.

KesiaJudô feminino - medalha de ouro pela equipe regional e medalha de bronze no individual

A estudante do Curso Técnico Integrado em Alimentos, do Campus Muzambinho, Kesia da Silva Pereira, competiu na modalidade judô feminino e trouxe a medalha de ouro pela equipe regional e medalha de bronze no individual. Kesia contou que viveu uma experiência incrível e teve contato com pessoas que ela nunca imaginava que conheceria. Ela contou que pratica o esporte há um ano, quando iniciou os estudos no IFSULDEMINAS e que o apoio do Instituto foi fundamental para o sucesso na competição. “A nossa preparação foi um pouquinho árdua, mas o IF ajudou muito neste apoio. Eles deram suporte com tudo que a gente precisava. Tive a oportunidade de conhecer diversas pessoas que eu nunca imaginava que conheceria, foi uma experiência incrível por causa da interação com as outras instituições, tudo que aconteceu lá foi maravilhoso pra mim”.

DanielJudô masculino - medalha de bronze

Daniel Ricardo Ribeiro Lemos Júnior cursa o Técnico Integrado em Agropecuária, em Muzambinho. Ele conquistou a medalha de bronze na competição de judô individual. “A classificação já foi visualizada desde antes de vir para cá, já vínhamos trabalhando isso. Treino judô há um ano e meio, comecei no ano passado quando entrei no IF, eu vim transferido, e eu vim da base do jiu-jítsu. O apoio do IF é inexplicável, eles nos apoiam muito, têm uma ótima organização”.

 

Gabriel futsal viradaFutsal masculino - medalha de prata

Gabriel dos Santos Leite, do Campus Avançado Carmo de Minas, foi outro atleta que ressaltou o apoio dado pelo IFSULDEMINAS. Ele também falou do desempenho da sua equipe, que conquistou a medalha de prata: “Foi uma grande conquista receber a medalha de 2° lugar em uma competição de nível nacional, porém saímos com o gosto amargo de que dava para ser campeão”.

Clique aqui para ver a galeria de imagens.

Texto: Monalisa Pereira/Dicom IFSULDEMINAS

Publicado em: 31/10/2023

Fim do conteúdo da página