Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS participa da Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 11h31 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 11h37

Equipe

Os gestores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) estão reunidos em Natal para participar da 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, evento que este ano tem como tema “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”.

O reitor comentou a participação do IFSULDEMINAS no evento: “A Reditec 2023 promete ser um evento enriquecedor e repleto de oportunidades para a troca de conhecimento e a busca por soluções para os desafios enfrentados pelas instituições de ensino profissional e tecnológico do país”.

Além do reitor Cléber Ávila Barbosa, compõem a comitiva do IFSULDEMINAS os diretores-gerais Alexandre Fieno, Aline Manke, Carlos José dos Santos, João Olympio de Araújo, Juliano Caliari, Luiz Flávio Reis Fernandes, Rafael Neves Coelho, Renato Souza, os pró-reitores Carlos Henrique Rodrigues Reinato, Clayton Mendes, Honório Morais, Luiz Carlos Dias Rocha, os diretores Luis Adriano Batista, Jacssane do Couto Andrade e Ramon Silva e o assessor de Relações Internacionais, Rafael Tenório. Juntos, esses representantes do IFSULDEMINAS contribuem para o enriquecimento das discussões e a troca de conhecimentos durante o evento. Eles participam de diversas palestras e oficinas com temas diversificados por áreas e tópicos gerais.

Experiências Exitosas

Um destaque na participação do IFSULDEMINAS na Reditec 2023 são as experiências exitosas. Foram selecionadas duas experiências, sendo uma relacionada ao projeto "Viaje com o IF" e outra ao Centro de Validação Tecnológica (CVT) na área de pesquisa, pós-graduação e inovação. Essas experiências exitosas serão apresentadas no dia 08/11.

Cerimônia de abertura

Abertura

O evento teve sua Conferência de Abertura realizada pela secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, que representou o Ministro da Educação, Camilo Santana, no Centro de Convenções de Natal, na noite de ontem, 06/11.

Em sua fala, Izolda ressaltou o papel fundamental da rede federal na superação dos desafios educacionais, como a disparidade na média de estudos entre diferentes grupos, destacando a diferença entre mulheres brancas de classes sociais mais elevadas e homens negros de baixa renda. Além disso, a falta de acesso ao ensino superior e a escassa oferta de cursos técnicos profissionalizantes no país.

A mesa de abertura contou ainda com a participação do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do IF Sertão Pernambucano, Maria Leopoldina Veras, do reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, e da estudante licenciada em Educação do Campo pelo Campus Canguaretama do IFRN, Meyriane Costa de Oliveira, que representou os estudantes de todas as instituições presentes no evento.

Reditec

destaque

A programação da 47ª Reditec segue até o dia 9 de novembro. Com mais de 1.500 participantes, a reunião, além das conferências, conta com palestras, mesas-redondas, exposições de experiências exitosas, oficinas e apresentações culturais.

Voltada a gestores dos 680 campi que compõem a Rede Federal, a Reditec se propõe a discutir um novo começo para as instituições da Rede Federal após o período de pandemia e isolamento social e de redução de recursos orçamentários, para isso, busca mobilizar seus públicos em torno do tema "Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”.

“Teremos quatro dias de intensas atividades, pela manhã e à tarde. Na prática, são mais de 70 momentos de interação entre público e palestrantes, conferencistas e outros, pois há mesas-redondas, reunião de grupo e apresentações culturais com artistas potiguares, tudo com o intuito de partilhar esses saberes, afinal, como trabalhadores da educação, entendemos que precisamos olhar para a Rede que temos, quais os seus nós, como estão disponibilizadas suas linhas, quais os espaços em que são lançadas. E tudo isso numa embarcação que nos traga cor, alegria e afeto: humanidade”, disse Clara Bezerra, assessora de comunicação do IFRN e uma das coordenadoras do evento.

Promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Reditec tem como anfitrião, este ano, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Acesse a programação completa neste link.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Texto: Jacssane Andrade e Monalisa Pereira, com informações do IRFN.

Publicado em: 07/11/2023