20 projetos do IFSULDEMINAS são exibidos no HackTown 2025
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) participou da edição 2025 do HackTown, um dos principais festivais de inovação, tecnologia e economia criativa do Brasil. O festival reuniu universitários, profissionais e entusiastas da inovação, entre 31/7 a 03/8, no município de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas.
Durante o evento, o IFSULDEMINAS montou um estande na Feira de Startups do HackTown, no qual apresentou 20 projetos, programas e produtos desenvolvidos na instituição e em colaboração com a iniciativa privada e/ou pública, além de iniciativas criadas por empreendimentos ligados à incubadora de empresas da instituição, a Incetec.
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), por meio da Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE), foram as responsáveis pela organização do estande. Os produtos, empreendimentos e serviços do IFSULDEMINAS foram exibidos por cerca de 60 pessoas, vinculadas aos Campi Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre, além da Reitoria, Incetec e Polo Embrapii - IFSULDEMINAS.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, a seleção das iniciativas que compuseram o estande representam a força e a diversidade do IFSULDEMINAS. “A seleção foi realizada em parceria entre a Diretoria de Extensão e a Diretoria de Inovação. Foram convidados os coordenadores de iniciativas alinhadas ao perfil do evento - com foco em tecnologia, empreendedorismo, impacto social e protagonismo estudantil - e tivemos um retorno muito positivo, com representações de quase todos os campi”. A pró-reitora ainda destacou a importância desse espaço para o Instituto. “Participar de eventos como o HackTown é estratégico para o IFSULDEMINAS. Fortalece nossa presença institucional, aproxima o Instituto da comunidade, amplia a visibilidade das nossas ações e abre portas para novas parcerias”, pontuou.
De acordo com a diretora da DITE, Paula Magda da Silva Roma, esta foi a primeira participação do IFSULDEMINAS no HackTown e representa um marco estratégico para a instituição. “Com 20 projetos expostos na Feira de Startups, estudantes e servidores tiveram a oportunidade de apresentar soluções criativas, estabelecer conexões qualificadas e vivenciar, muitos pela primeira vez, a intensidade de um ecossistema inovador, dinâmico e de alto impacto. Levamos para o HackTown diversos projetos e ações oriundos dos eventos de inovação do IFSULDEMINAS, muitos dos quais hoje fazem parte da Incetec, demonstrando o potencial de articulação entre nossos programas e a consolidação de negócios inovadores. Os feedbacks positivos recebidos reforçam nosso compromisso em ocupar espaços estratégicos de inovação, promover a cultura empreendedora e impulsionar o protagonismo dos talentos que emergem de nossos campi”, ressaltou.
Conheça os projetos, empreendimentos e serviços apresentados pelo IFSULDEMINAS no HackTown 2025
Transformar Sustentável
O programa atua na transformação de bens apreendidos (álcool, tabaco, roupas, calçados, eletrônicos) em produtos úteis à população e instituições públicas, como álcool em gel, adubo orgânico e minicomputadores.
Jacú digital
O biorreator automatizado, desenvolvido pelo Polo Embrapii - IFSULDEMINAS e a empresa Campotech, promove a fermentação controlada de cafés especiais, especialmente os naturais e cerejas descascadas.
Empreende IFSULDEMINAS
Apresentação do novo curso Técnico Subsequente em Administração com ênfase em Empreendedorismo. Fruto de uma parceria entre o IFSULDEMINAS, o Sebrae Minas, prefeituras e cooperativas da região, o curso é gratuito, presencial e voltado a residentes das cidades parceiras.
Cidade da Inovação
Apresentação deste parque tecnológico, localizado no Campus Poços de Caldas, voltado ao desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural por meio da colaboração entre iniciativa pública e privada. Tem como foco áreas estratégicas como sustentabilidade, energia renovável, mobilidade elétrica, inteligência artificial, automação e cultura. A estrutura inicial contempla estúdio de gravação para produção de conteúdos educacionais, espaço de coworking, ambiente maker com equipamentos de prototipagem, além de laboratório e escritório para parcerias institucionais, como com a Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica.
IF Mais Empreendedor
A iniciativa promove assessorias gratuitas realizadas por servidores e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPT), voltadas a micro e pequenos empreendedores, empreendedores individuais e produtores rurais. Com o propósito de fortalecer o empreendedorismo no país, o programa atua na identificação de demandas reais desses negócios e na proposição de soluções para aprimoramento da gestão, contribuindo para o desenvolvimento mais sustentável e profissionalizado dos empreendimentos. Além disso, busca capacitar os empreendedores para que se tornem mais autônomos, estratégicos e resilientes ao longo do tempo.
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)
Em 2023, o IFSULDEMINAS, em parceria com a Receita Federal, implantou NAFs em todos os oito campi da instituição para levar assistência fiscal e gratuita, presencial ou remota, a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais. Os atendimentos são gratuitos e realizados pelos estudantes do IFSULDEMINAS, com o apoio dos docentes e da Receita Federal.
Cooperativas-Escolas
Exibição dos produtos produzidos nas fazendas-escolas e comercializados nas cooperativas-escolas dos Campi Inconfidentes e Machado.
Memória de 4 bits
O projeto do Espaço Maker Campus Carmo de Minas demonstra o funcionamento de uma memória digital simples, servindo como uma ferramenta educacional para o estudo de eletrônica digital e sistemas computacionais.
Robô separador de cores
O robô é um projeto de robótica educacional também do Espaço Maker do Campus Carmo de Minas que utiliza o kit LEGO Mindstorms EV3 para identificar e classificar objetos com base em suas cores.
Aprendendo com as Diferenças
Iniciativa do IFSULDEMINAS, em parceria com APAEs do Sul de Minas, promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla por meio de vivências educativas, terapêuticas e laborais, como horticultura, cuidado com animais e oficinas diversas.
CECANE IFSULDEMINAS
Apresentação dos serviços oferecidos pelo CECANE IFSULDEMINAS, como assessoria e monitoria aos municípios na implementação da alimentação saudável nas escolas, capacitação de conselheiros da alimentação escolar, nutricionistas, agricultores familiares e outros profissionais que atuam na alimentação escolar.
Controlador de secagem
Desenvolvido pelo Polo Embrapii IFSULDEMINAS e a empresa Campotech, a solução tecnológica monitora e controla todo o processo de pós-colheita do café, com foco na secagem inteligente e eficiente dos grãos.
Carollas Ateliéte
Empresa filha do IFSULDEMINAS, incubada na Incetec, é um aeliê de roupas sob medida, com foco em moda festa e alfaiataria.
EcoCena
A empresa incubada na Incetec apresentou solução na operacionalização da gestão de resíduos sólidos em eventos, de forma participativa, estabelecendo parcerias com cooperativas e/ou associações de coletores de materiais recicláveis.
Recriando Moda
Empresa em processo de pré-incubação na Incetec exibiu projeto que une design, criatividade, sustentabilidade e reaproveitamento têxtil. A partir de resíduos têxteis pré e pós-consumo, foram desenvolvidas bolsas e artefatos artesanais, promovendo a consciência ambiental, a valorização do trabalho manual e a geração de trabalho e renda.
Fadema
A Fundação apresentou como atua no mercado. Ela tem por atividade principal o apoio ao IFSULDEMINAS e ao IFMG. Apoia também a atividade privada e promove a execução de projetos de cooperação de ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, assistenciais, culturais e de proteção ambiental, em consonância com as políticas municipal, estadual e nacional.
3D INCLUSIVO
A startup 3D INC atende educadores, psicopedagogos e instituições de ensino básico e pais que buscam materiais pedagógicos acessíveis para todos os estudantes. A startup expôs os materiais didáticos produzidos por impressão 3D, com ênfase na educação inclusiva. A empresa surgiu a partir da 4ª Corrida de Startups do IFSULDEMINAS e, posteriormente, passou pelo processo de pré-incubação na Incetec.
T.H.E.O.
Projeto oriundo do 3º Desafio Maker, atualmente incubado na Incetec, o robô de assistência emocional pensado para crianças que encontram desafios em se expressar e compreender emoções. De forma acolhedora, ele monitora sentimentos em registros diários de humor, testes e batimentos cardíacos. THEO gera históricos para consultas com profissionais, alerta sobre padrões de risco e oferece suporte imediato em crises com exercícios guiados, criando uma ponte segura para o autocuidado.
Café Vulcânico
Apresentação da marca coletiva Cafés da Região Vulcânica e comercialização de cafés especiais.
Consultoria Aión
Esta consultoria para conservação ambiental, com foco em espécies ameaçadas, apresentou o portfólio de projetos de conservação de animais silvestres prontos para serem financiados por empresas que têm valores em comum com cada ONG - sede de cada projeto.
Clique aqui e veja a cobertura fotográfica do evento.
Redes Sociais