Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS realiza encontro de servidores de diversas áreas
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS realiza encontro de servidores de diversas áreas

Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2025, 18h42 | Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2025, 18h43

IFSULDEMINAS realiza evento das áreas de Administração, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação

encontro mesa de honra

De 21 e 23 de outubro, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realizou, em Caxambu (MG), o 4º Encontro da Administração e Gestão de Pessoas, juntamente com o 1º Encontro de Tecnologia da Informação. Com uma programação diversa, com mais de 20 palestras, mesas redondas, debates e apresentação de experiências exitosas, o evento reuniu cerca de 190 coordenadores e representantes das áreas temáticas para capacitação e integração. Confira aqui a cobertura fotográfica do evento.

Promovido pelas Pró-Reitorias de Administração e de Gestão de Pessoas e pela Diretoria de Tecnologia da Informação, o Encontro teve como objetivo incentivar a colaboração entre as nove unidades do IFSULDEMINAS, alinhar diretrizes institucionais, além de refletir sobre os desafios atuais e construir, de forma coletiva, soluções para aprimorar as práticas setoriais. “Cada área ficou responsável por levantar as principais demandas e dúvidas dos servidores. encontro plateia 2A partir disso, buscamos profissionais, principalmente com projeção nacional, para tratar dos temas apontados. Metade dos palestrantes veio de Brasília, de órgãos como o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério da Educação (MEC). Também convidamos profissionais de outros Institutos Federais, para que possamos fazer muitas trocas, fortalecer competências, nos atualizar”, descreveu o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes.

O pró-reitor de Administração, Honório José de Morais Neto, reforçou o cuidado na elaboração da programação. “Cada palestrante foi escolhido pelo destaque em sua área de atuação e pela capacidade de contribuir com as demandas reais da nossa comunidade. Talvez não conseguiremos zerar todas as demandas sugeridas para este evento, mas tenham certeza de que cada comentário e sugestão enviados foram lidos, analisados e incorporados ao nosso planejamento. Este é um momento de revisar processos, trocar experiências e fortalecer vínculos, mas também é espaço de inspiração, aprendizado e reconhecimento. Queremos que cada um dos participantes volte à sua unidade com a certeza de que é valorizado e fundamental para o IFSULDEMINAS”.

Abertura

encontro trio a gostoA recepção contou com a apresentação musical do grupo Trio a Gosto, formado por estudantes do Campus Três Corações. Quatro sucessos da Música Popular Brasileira foram interpretados na voz, violão, teclado e percussão pelos integrantes, sob a coordenação da professora Emanuela Francisca Ferreira Silva.

O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, abriu oficialmente o evento e destacou que o Encontro dá continuidade à política de capacitação institucional. “Este é um momento de imersão, de preparação dos nossos servidores. Já tivemos ações com os coordenadores de cursos, com as equipes multidisciplinares, com os servidores da Pesquisa e da Extensão. Agora, focamos no desenvolvimento e capacitação dos profissionais ligados à Administração, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação (TI). Onde nós trazemos especialistas renomados para discutir pautas importantes da administração pública. Esta é uma forma de valorizar nossos servidores e reconhecer toda a dinâmica que envolve o trabalho deles”, destacou.

Novidade

encontro plateia 3Pela primeira vez, as equipes de TI participaram do evento, com uma programação exclusiva e voltada aos desafios de uma cultura institucional cada vez mais digital. À frente da Diretoria de Tecnologia da Informação, o diretor Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, comemorou a iniciativa. “Planejar, desenvolver e manter em funcionamento toda a estrutura e recursos de TI que a instituição necessita é algo que exige muito trabalho. A TI não anda sozinha, ela sempre sustenta e fornece soluções para uma outra área da instituição, um trabalho que é feito em conjunto. Este evento permite muita troca de conhecimentos e experiências para que nós possamos voltar às nossas unidades renovados e preparados para enfrentar os desafios e manter a estratégia que o IFSULDEMINAS necessita”.

O coordenador de TI do Campus Inconfidentes, Gilcimar Dalló, também elogiou o Encontro promovido pela Reitoria. “A era digital vem se intensificando principalmente após a pandemia, e as reuniões presenciais com os colegas dos campi se tornaram raras. Este evento aproxima a equipe de TI como um todo, favorecendo a união e o debate de temas relevantes, como segurança da informação. Além disso, a gente vai apresentar e conhecer algumas experiências exitosas dos campi, que vão agregar muito conhecimento e valor”.

Conferências

encontro talithaApós as falas de abertura, os participantes acompanharam duas conferências. A primeira, conduzida pelo próprio reitor, apresentou a conjuntura atual do Instituto, com dados sobre cursos ofertados, número de matriculas, qualidade do ensino a distância, eficiência acadêmica e o vestibular em andamento. O gestor também expôs resultados institucionais e destaques das áreas da Pesquisa, Extensão, TI, Gestão de Pessoas, Orçamento e Infraestrutura.

O reitor ainda compartilhou perspectivas para 2026, como a previsão do orçamento de custeio do IFSULDEMINAS, com valor em torno de R$ 76 milhões, a inauguração de obras em diversos campi e a expectativa da liberação de novas vagas de professores e técnicos administrativos, visando à abertura do Campus Itajubá e à recomposição de equipes nas demais unidades.

A conferência “Bastidores que transformam”, ministrada por Talitha Pedrosa, coordenadora de Comunicação, Integração e Relacionamento do Núcleo ConectaGente (MGI), encerrou as atividades do primeiro dia. A palestrante refletiu sobre o propósito do serviço público, o papel do servidor na execução e no desenvolvimento de políticas públicas e como tudo isso reflete na confiança do cidadão no Estado.

A coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do Campus Três Corações, Sueli Aparecida de Souza, aprovou o tema abordado. “A conferência da Talitha foi muito interessante! Ela falando sobre o que ocorre nos bastidores, aquilo que o público não vê, mas que faz uma instituição funcionar bem... Eu acho muito importante essa questão de servir, a gente saber quem está por trás de tudo, porque a gente vê lá na frente, vê os números, vê os indicadores, mas a gente não sabe quem realmente está lá atrás, quem movimenta a máquina. Então, foi muito bom”. Este é o segundo encontro que Sueli participa. “Mais uma vez a gente vê como o IFSULDEMINAS se preocupa com a qualidade de vida e dá importância ao servidor. Estou maravilhada!”, revelou.encontros totem

Atividades específicas

Nos dias 22 e 23/10, as programações foram divididas por área. Os servidores da Administração participaram de palestras sobre emendas parlamentares, compras compartilhadas, reavaliação de imóveis, arrecadação própria, inteligência artificial no planejamento das contratações, suprimento de fundos, planejamento e controle orçamentário e sobre a plataforma digital "Contrata + Brasil". Também houve o lançamento oficial do chatbot de saldo de empenho, a apresentação de experiências exitosas e mesas-redondas..

Os profissionais de Gestão de Pessoas tiveram atividades relacionadas aos temas: comunicação não violenta, segurança psicológica, inovação, previdência complementar, exames médicos periódicos, qualidade de vida no trabalho, entre outros.

Paralelamente, os servidores de TI acompanharam palestras sobre automação, privacidade e segurança da Informação, além de relatos de experiências bem-sucedidas dos campi e da reitoria.

Texto: Renata Cunha
Data: 23/10/2025
Fim do conteúdo da página