Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Chamada pública da FINEP para manutenção de equipamentos de pesquisa
Início do conteúdo da página

Chamada pública da FINEP para manutenção de equipamentos de pesquisa

Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2025, 14h19 | Última atualização em Quarta, 12 de Novembro de 2025, 14h19

IFSULDEMINAS é contemplado em chamada pública da FINEP para manutenção de equipamentos de pesquisa


Para materiaO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi contemplado com um recurso no valor de R$ 1.248.321,33 destinados à manutenção de equipamentos de pesquisa científica em laboratórios e espaços institucionais de ensino, pesquisa e inovação. 

Os recursos fazem parte de uma chamada pública promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e serão destinados aos campi Poços de Caldas, Machado, Muzambinho, Inconfidentes, Pouso Alegre, Passos e Três Corações. A Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Nathália Luiz de Freitas, explicou que os próprios campi definiram as manutenções necessárias antes da submissão da proposta ao edital. “Para estabelecermos o quantitativo de cada campus, foi levado em consideração o quantitativo de servidores da unidade”, acrescentou.

Os recursos serão utilizados na manutenção preventiva e corretiva de equipamentos já existentes, como as peças de reposição para microscópios e a limpeza de lupas, empregados em pesquisas nas áreas de biologia, agronomia e medicina veterinária, contou Nathália.

Nathália também falou dos benefícios que essa aprovação traz para a pesquisa e os estudantes do Instituto: “O IFSULDEMINAS não dispõe de recursos próprios suficientes para atender às demandas de manutenção de equipamentos de pesquisa de todos os campi. Assim, a aprovação da proposta é essencial para que servidores e alunos tenham as condições materiais necessárias para a realização de estudos científicos. Cumpre salientar que a pesquisa é um dos pilares que fundamentam as práticas formativas junto aos discentes, além de contribuir significativamente com subsídios tecnológicos imprescindíveis ao arranjo produtivo local do Sul de Minas Gerais”.

Os recursos serão liberados no próximo ano e geridos pela fundação de apoio FUNARBE (Fundação Arthur Bernardes), da Universidade Federal de Viçosa.

A FINEP é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que tem como principal missão promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Brasil.

Texto: Monalisa Pereira / Dicom IFSULDEMINAS

Publicado: 11/11/2025

Fim do conteúdo da página