Página inicial > Notícias > Centro acadêmico "Vital Brazil" realiza VI Encontro de Biologia

Centro acadêmico "Vital Brazil" realiza VI Encontro de Biologia

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 14h10 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h16

Entre os dias 03 e 05 de Setembro o Campus Muzambinho sediou o VI Encontro De Biologia, evento organizado pelo Centro Acadêmico “Vital Brazil”. O evento contou com palestras, minicursos, oficinas, concursos de desenho e fotografia, além de apresentações orais e em painel.

Ao longo desses três dias, mais de 400 participantes vivenciaram e discutiram o cotidiano dos biólogos, além de conhecer um pouco da estrutura do campus Muzambinho, como os laboratórios de Zoologia, Microscopia, Informática, ou mesmo áreas mais remotas da fazenda-escola, como os fragmentos florestais da unidade.
O auditório do prédio H, por sua vez, foi palco de palestras, debates, cerimônia de abertura e de encerramento.

materia iv encontro2Quanto à seleção dos temas abordados, os organizadores buscaram atender e contextualizar a diversidade de conteúdos da formação de biólogos, tais como saúde, meio ambiente e educação.
“O VI Encontro de Biologia presenteou o curso com discussões de temas relevantes ao cotidiano da sociedade, com proposições para adequação e incremento de ações que promovam a qualidade de vida tanto da espécie humana como das demais espécies. Tais tópicos são vitais para formação de bons cidadãos, e isso mostra a preocupação da comissão organizadora com a elaboração de ações que excedessem a formação técnica” - Declarou Paulo Oswaldo Garcia, Professor  Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

materia iv encontro1O coordenador disse ainda que o encontro foi uma oportunidade de aperfeiçoamento de atributos pessoais e profissionais, proporcionando a criação e desenvolvimento de diálogos interpessoais e multidisciplinares, além de fortalecer o senso de pró-atividade entre os participantes.

Segundo organizadores, o evento foi bem-sucedido, visto que excedeu o público das Ciências Biológicas, contando com participação de estudantes e servidores de outros cursos da instituição, além de membros da comunidade externa ao campus.

Para a estudante Monique Dias Benedetti, presidente do Centro acadêmico “Vital Brazil”, o encontro gerou um impacto positivo no cenário acadêmico, pois foi uma oportunidade de estimular produções científicas e o contato entre discentes e pessoas renomadas de diversas áreas.
Monique salientou ainda a importância de eventos que, como este, evidenciam a produção realizada dentro do Campus Muzambinho.

10anos bio10 anos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

O VI Encontro de Biologia foi marcado pelas comemorações dos 10 anos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, período dedicado ao aprofundamento do estudo sobre os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida.

Visto isso, a solenidade de encerramento contou também com a entrega de uma homenagem da gestão institucional do campus ao coordenador do curso, Professor Paulo Oswaldo Garcia. A lembrança veio na forma de uma escultura com o símbolo da biologia e a inscrição da data comemorativa.

“O evento contou com todo apoio da direção do Campus Muzambinho, que mobilizou recursos de diferentes naturezas para sua realização." - Finalizou o coordenador.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: