Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho é premiado no 34º Torneio Leiteiro municipal

Campus Muzambinho é premiado no 34º Torneio Leiteiro municipal

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 18h23 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 18h41

No último sábado, 14 de Setembro, o Campus Muzambinho participou da solenidade de premiação do 34º Torneio Leiteiro do Município, competição em que faturou a 2ª e 3ª colocações em duas categorias. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Muzambinho, e contou com a participação do Prefeito municipal, do Diretor-Geral do Campus, Professor Renato Aparecido de Souza, de autoridades e produtores locais, além do gerente regional da Emater e técnicos locais daquela instituição.

DSC 1054O Campus Muzambinho ficou com o 2º lugar na categoria “Conjunto Três Vacas”, com uma produção de 157.90 kg, categoria em que um dos animais da instituição produziu 59, 280 kg.
Já na categoria “novilha 2 dentes”, o Campus ficou com a 3ª colocação, obtendo uma produção de 26,095 kg.

O torneio é uma realização da EMATER-MG através dos técnicos locais e da Prefeitura Municipal de Muzambinho, e aconteceu de forma itinerante nas propriedades dos concorrentes entre 04 e 19 de agosto.

De acordo com o Servidor Marco Aurélio Dessimoni Dias, do Campus Muzambinho, a forma como o evento é realizado viabiliza visitas a propriedades de colegas produtores, o conhecimento da realidade da produção local, além do fortalecimento da classe.

Para o Diretor-Geral, Renato Aparecido de Souza, é uma honra que o Campus Muzambinho pudesse participar do momento de retomada do Torneio, que há quatro anos não era realizado.
“O resultado com a premiação é fruto da dedicação dos servidores e estudantes que estão diretamente vinculados ao setor de bovinocultura leiteira, refletindo os adequados direcionamentos para que nossa Escola-Fazenda seja cada vez mais reconhecida pela formação de qualidade dos estudantes. Foi também uma oportunidade para que os produtores leiteiros conhecessem nossas dependências e vice-versa, favorecendo o crescimento e fortalecimento desse segmento pecuário tão importante para o Campus Muzambinho e região” - Disse o diretor.

Trajetória Do Campus Na Competição

Segundo o servidor Marco Aurélio, tudo começou com o planejamento e convocação dos competidores no primeiro semestre, o que foi feito pelos organizadores do evento. A seguir, houve reuniões na prefeitura, definição de regulamento e, por fim, cada competidor passou a traçar suas próprias metas e estratégias.

O técnico Charles Ribeiro comentou que as estratégias do Campus foram traçadas em conjunto com os moradores da Z3 de leite do Campus e os técnicos do Laboratório de Produção em Ensino em Bovinocultura de Leite, setor que ele coordena.
A equipe então selecionou os animais concorrentes, e isto acabou fomentando também o interesse e ingresso de novos alunos no setor.

“No início tínhamos 5 moradores, mas o fomento que realizamos para participar do torneio acabou elevando esse número a 19”. - Comentou Marco Aurélio

O servidor comentou ainda que a expectativa de resultados era grande, pois à medida que a competição evoluia, a equipe percebeu que o trabalho em produção havia sido eficiente, viabilizando a participação em duas categorias.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: Luiz Fernando Bocoli

Confira fotos do torneio e da equipe:

registrado em: