Página inicial > Notícias > Evento reúne mais de 1400 participantes em seu primeiro dia.

Evento reúne mais de 1400 participantes em seu primeiro dia.

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 22h45 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 22h50

Nesta quarta-feira, 18/09, teve início a 7ª Edição da Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS, evento itinerante que tem por objetivo aproximar empresas e futuros profissionais formados pela instituição. Cerca de 1400 pessoas compareceram ao primeiro dia do evento que, neste ano, é sediado no Campus Muzambinho e conta com palestras, minicursos e estandes de empresas parceiras. A edição trouxe, também, o número recorde de 57 empresas e instituições parceiras.

O reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, destacou que a ação é uma oportunidade para que as instituições privadas e os alunos reconheçam mutuamente seus potenciais. “Este é um momento para que o mercado veja o que há de melhor dentro da instituição, bem como amplia a reflexão sobre como os estudantes devem ser preparados profissionalmente”.

Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de se inscrever em diversos minicursos. O diretor-geral do campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, destacou que trata-se de uma “oportunidade de ter contato com palestrantes e usufruir de minicursos que agregam valor na formação profissional. Isso é importante pois vai além da formação em sala de aula”.

Alguns alunos, como Juliana Coimbra Araújo, disseram que a atividade contribui para a formação profissional. “A feira trouxe muitas empresas relacionadas à minha área, que é a agronomia. Neste ramo, o estágio é importante. Então, foi positivo participar e estabelecer contatos. Torço para seja realizada mais vezes”. Milena Rafaela de Souza, do Técnico em Alimentos, explicou que “a participação permite que façamos perguntas e nos informemos sobre como é o mercado de trabalho. Isso permite pensar e estruturar melhor o ingresso neste mercado.”

O Pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, defendeu a viabilização aos estudantes de conhecer as demandas e dinâmicas dos grupos empresariais. “O aluno é carente dessa visão sobre como funciona o mercado ou quais são as demandas de suas instituições. A realização da feira ajuda a suprir esta demanda”.

Guilherme Rosa, sócio da Via-Verde Agroconsultoria, esteve presente com um estande no local.

“É uma oportunidade importante para conhecermos os futuros profissionais, bem como mostrar a eles o trabalho que desenvolvemos. Disso, podem surgir contatos para geração de empregos e parcerias”.

A feira segue até a noite de quinta-feira, abrangendo minicursos sobre carreira, mercado de trabalho, crescimento profissional, empreendedorismo, currículo, entre outros assuntos. A atividade será oficialmente encerrada com a palestra: “Televisão: Um universo de Perspectivas”, ministrada por Kevin Henrique Silva, às 19h30, na quadra ao lado do poliesportivo.

Texto e fotos: Ascom de Muzambinho (com revisão Ascom/Reitoria)
19/09/2019

registrado em: