Página inicial > Notícias > 16º Congresso Nacional do Meio Ambiente é realizado em Poços de Caldas

16º Congresso Nacional do Meio Ambiente é realizado em Poços de Caldas

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 20h28 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 15h30

Entre os dias 24 e 27 de Setembro o Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas, sediou a 16ª Edição do Congresso Nacional do Meio Ambiente (CNMA). O evento é uma realização do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - em parceria com a GSC Eventos. Cerca de 600 participantes estiveram presentes nesta edição do congresso, que teve como tema a “Justiça Social e Sustentabilidade medianizado pela economia verde”.

A abertura oficial aconteceu no dia 24 de Setembro, e contou com a apresentação do Coral das crianças da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, regido pelo Tenor Acácio Vieira. Na ocasião estiveram presentes o Presidente do CNMA , Professor Claudiomir da Silva Santos; o Diretor Geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza; A Diretora de Desenvolvimento Educacional deste Campus, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; o Pró-Reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Cléber Ávila Barbosa;  além do Sr. Tiago Cavelagna, representando a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

Também o cantor e aluno Mauro Filho, do curso técnico em Agropecuária do Campus Muzambinho, realizou sua apresentação de moda de viola; O encerramento, por sua vez, ficou por conta do Professor Vitor Herbert, que apresentou canções ao ritmo do “chorinho”.

As atividades acadêmicas foram pautadas por discussões sobre temas ligados ao meio ambiente, saúde, clima e barragens de resíduos de mineradoras.

Outros dos tópicos abordados foram as consequências do uso de agrotóxicos para as abelhas e também a importância do jornalismo ambiental.

No dia 25 a programação foi voltada à água, com discussões sobre termalismo, contaminantes emergentes, desastres ambientais e poluição dos recursos hídricos.

O momento científico também destacou a importância da restauração de áreas degradadas e a história dos caminhos da mineração no estado.
De acordo com o presidente do Congresso, Professor Claudiomir da Silva Santos, foram submetidos 417 trabalhos na modalidade resumos expandidos, além da realização de 22 minicursos para aperfeiçoamento dos congressistas.

Destaque também para o trabalho apresentado pelas APAE`s da região, que marcaram presença nos espaços de convivência do evento.

“O Congresso está se aprimorando cada vez mais, no intuito de fornecer subsídios para que de fato os profissionais de áreas multidisciplinares possam promover as mudanças que são discutidas nos 4 dias de evento. Mesmo diante das dificuldades financeiras o evento foi um sucesso e é orgulho para a nossa Instituição”, comemora o Presidente.

Os organizadores apontaram ainda a participação de profissionais de vários estados, com destaque para o nordeste brasileiro.
Além das atividades voltadas para a divulgação da pesquisa, o congresso contou também com espaços para visitas técnicas em pontos turísticos da cidade, além de ambientes voltados à educação ambiental, tais como o ZOO das Aves e o Jardim Botânico.

Segundo os organizadores, a edição de 2020 do congresso terá como tema a “Ética, Sustentabilidade e Democracia”, e está confirmada para acontecer entre os dias 22 e 25 de Setembro, também no espaço cultural da URCA.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Informações: Prof. Fabrício dos Santos Ritá