Página inicial > Notícias > Setembro Verde é destaque nas ações do NAPNE

Setembro Verde é destaque nas ações do NAPNE

Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 10h29 | Última atualização em Domingo, 15 de Março de 2020, 21h24

Em setembro, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – NAPNE – apresentou ações diferenciadas no auditório do prédio H. Com o intuito de trabalhar o mês de Conscientização da Luta da Pessoa com Deficiência, uma série de pessoas com deficiência relatou suas experiências de superação para a comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Ainda durante o Setembro Verde, o juiz Flávio Humberto Moura Schimidt ministrou uma palestra com o tema: “Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho: Tecendo a Aproximação”.

Em 2015, foi instituído o Setembro Verde, uma iniciativa da Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES/SP – com o apoio da APAE de Valinhos – SP. Desde de então, o mês de setembro tornou-se referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. Para sensibilizar os discentes, docentes, coordenadores, gestores e comunidade externa, diante da causa, o Campus Muzambinho recebeu Roberto Teodoro, vereador; os estudantes Renan Silvério Alves de Souza, Letícia Kênia Alves, Lurdeslaine Faria Teixeira; Karoline Nascimento, intérprete de libras; Joyce Fernanda Martins Guerra, professora e escritora; Benedito Leite Ribeiro Neto, aprovado no concurso de analista do Ministério Público da União – MPU e participante de maratonas; Maria Messias Gomes, professora e Dulcelene do Prado, autodefensora da APAE de Muzambinho, para compartilharem suas histórias de superação e enfrentamento contra o preconceito.

Também durante o mês de setembro, o NAPNE realizou ações de sensibilização através do site www.muz.ifsuldeminas.edu.br e da página do Facebook – NAPNE – IFSULDEMINAS Campus – Muzambinho. A programação teve largo alcance ao envolver pessoas que ao mesmo tempo sabiam o que era inclusão, mas não tinham conhecimento do que poderiam conquistar mesmo tendo suas necessidades específicas.

A professora Ieda Kawashita fez um balanço geral das ações do Setembro Verde desenvolvidas pelo Campus. Sendo realizadas com o objetivo de conscientizar a sociedade, enquanto escola, professores, alunos, funcionários e família acerca dos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. “Podemos ressaltar que os pontos positivos, deste mês de setembro, foram o número de participantes que tivemos nas ações realizadas, fora aqueles que também acessaram o site e puderam por meio dos meios de comunicação estarem participando juntos no acesso dessas informações.”, completou a professora.

Texto e Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho
Informações: Profª Ieda Mayumi Kawashita