Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS ganha prêmio na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

IFSULDEMINAS ganha prêmio na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2019, 11h12 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h08

IMG 1192No final do mês de setembro, uma Comitiva do IFSULDEMINAS, composta pelos Campi de Muzambinho, Inconfidentes, Três Corações e Machado, participou da final da 2ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais – OMIF, no IFF Campos Centro, em Campos dos Goytacazes – RJ. Entre as premiações, uma medalha de bronze e uma menção honrosa foram concedidas à comitiva do Sul de Minas.

A 2ª edição da OMIF contou com a participação de 139 campi, 229 alunos e 92 professores. A premiação, composta por quatro categorias, concedeu 10 medalhas de ouro, 20 de prata, 30 de bronze e 40 menções honrosas. O aluno Elias Santos Martins, Campus Inconfidentes, recebeu uma medalha de bronze, e Júlio Cézar Batista Ferreira, Campus Muzambinho, recebeu uma menção honrosa.

O aluno Júlio destacou que participar da OMIF foi de grande importância para sua formação como estudante e pessoa. “Participei de palestras e minicursos ministrados por alunos e professores muito bem preparados, o que contribuiu bastante para o meu aprendizado. Destaco também a interação entre pessoas de diferentes partes do Brasil, de culturas variadas, mas com objetivos afins: Todos unidos pela Matemática.”

O professor Renato Machado Pereira atuou na organização da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais e fez parte da comitiva do IFSULDEMINAS. De acordo com ele, “é gratificante, principalmente, por se tratar de um projeto de ensino de âmbito nacional, que busca popularizar, em particular, a matemática, mas de modo a defender o tema: ‘A Matemática está em tudo’, e, assim, apresentar a matemática vinculada às várias áreas do conhecimento. O nosso empenho é de suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental e melhorar o desempenho dos alunos no ensino médio e técnico.”

A OMIF, criada pelo IFSULDEMINAS, foi implantada no “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa” e fez parte dos eventos de comemoração aos 10 anos dos Institutos Federais brasileiros. A Olimpíada é direcionada aos alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica do país.

Confira o nome dos participantes da Comitiva do IFSULDEMINAS:

Discentes:

Karen Ribeiro Alves Carreira - IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações