Página inicial > Notícias > Semana do Livro é marcada por lançamento do “Clube do Livro”

Semana do Livro é marcada por lançamento do “Clube do Livro”

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 08h37 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 10h27

palestra 3Entre os dias 22 e 25 de outubro, ocorreu no Campus Muzambinho a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O evento foi marcado pelo lançamento do “Clube do Livro”, projeto que tem como proposta realizar reuniões mensais para a discussão de um livro que será previamente lido pelos envolvidos.

O escritor Marco Túlio Costa esteve no auditório do prédio H para ministrar uma palestra sobre a importância da leitura e participar do primeiro encontro do “Clube do Livro”. Em virtude das numerosas obras voltadas ao público infanto-juvenil, por ser um entusiasta ao incentivo à leitura e por uma série de premiações recebidas, o trabalho do autor foi o escolhido para iniciar o primeiro mês do projeto.

Marco Túlio falou sobre a necessidade da leitura e apresentou alguns benefícios. “A capacidade deles de se concentrar ao ler poemas, contos, crônicas e até romances e de abstração, ou seja, saber criar a partir de informações etéreas, que são só palavras, trarão benefícios na capacidade deles de ler as matérias técnicas, de concentrar e de entender. E na vida profissional, de ser criativo. O profissional criativo tem mais valor no mercado do que uma pessoa puramente técnica.”

De acordo com Beatriz Vieira, bibliotecária-documentalista, o evento foi organizado no prazo de dois meses e envolveu os funcionários da Biblioteca Monteiro Lobato, alunos, professores e a direção do Campus Muzambinho. Sobre o projeto, Beatriz falou que “o objetivo é incentivar o hábito da leitura proporcionando uma análise crítica do que foi lido, relacionando-a outros tipos de conhecimentos e à prática social coletiva.” Ela acrescenta que “além do incentivo à leitura, é primordial a compreensão das disciplinas ministradas, o convívio social propiciado pelos encontros e para mostrar a Biblioteca como local agradável e dinâmico.”

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca também contou com a “Quinta Cultural” com a apresentação da banda do professor Léo Vilhena, piquenique literário e com a participação dos alunos, organizados pelas professoras de arte e português, Glenda Maíra Silva Melo e Fábia Evangelista Gomes Santos, que enfeitaram a Biblioteca e apresentaram o teatro Saltimbancos e Boneca Emília de Monteiro Lobato para os alunos da FAM – Frente de Apoio ao Menor de Muzambinho. A direção do Campus ofereceu um café da tarde, em comemoração ao evento, mas também ao dia do professor e do servidor público, com participação dos professores, servidores, terceirizados e alunos.

Texto e fotos: Ascom

registrado em: