Página inicial > Notícias > Novos paradigmas da cafeicultura é tema de dia de campo do dia 30/11

Novos paradigmas da cafeicultura é tema de dia de campo do dia 30/11

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 16h24 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 16h51

Neste sábado (30), acontecerá o dia de campo "Novos Paradigmas da Cafeicultura, evento realizado por acadêmicos dos cursos Superior de Tecnologia em Cafeicultura e Curso Técnico em Agropecuária. As atividades terão início às 08h, no estacionamento do Prédio do Café do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Conversamos com o Professor Marcio Maltarolli Quida, que supervisiona as atividades do dia de campo, e ele relatou um pouco das expectativas e motivações que levaram à realização deste evento. Confira:

"Com muita frequência, percebemos diversos cafeicultores adquirindo defensivos agrícolas com antecedência, antes mesmo de saberem se os mesmos são necessários. Outras vezes, trocando seu café pelos produtos em busca de um melhor preço. Afinal, são muitas as empresas que ao defenderem a virtude dos seus produtos, convencem o produtor de que há um calendário fixo anual para aplicação.

Em nossa região, é muito comum encontrar produtores que coletam amostras para análise de solo, mas ainda é raro encontrar aqueles que fazem análise foliar.

Muitas são as dúvidas sobre as podas do cafeeiro, por não se tratar apenas de uma decisão técnica.

O manejo da parte aérea do cafeeiro é sobretudo uma decisão que traz forte impacto econômico para o produtor e sua família.

Por fim, e não menos importante, muitas dúvidas são comuns durante a implantação da lavoura. É um estágio fundamental, pois a muda se transformará numa planta que produzirá por anos.
Você sabia que em muitos casos não é necessária a aplicação dos defensivos agrícolas? E que você mesmo pode definir quando é necessário ou não, economizando assim uns bons trocados e contribuindo para um ambiente mais equilibrado?

Você sabia que é possível economizar centenas de reais em adubos nitrogenados com apenas uma análise foliar?
Você sabe definir quando utilizar cada tipo de poda e quando elas são vantajosas economicamente?
Você sabe quais os fertilizantes e corretivos são utilizados na implantação? Como preparar o sulco? Como transplantar a muda corretamente?

Para responder a estas e outras perguntas, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura e do Curso Técnico em Agropecuária desenvolverão um breve dia de campo no dia 30 de novembro de 2019 (sábado), com início às 8h; no estacionamento do Prédio do Café do Campus Muzambinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Ao final ocorrerá um sorteio de brinde das empresas que nos apoiaram.

O tema do dia de campo é “Novos Paradigmas na Cafeicultura”, pois o nosso grande objetivo é divulgar técnicas que aumentam a viabilidade econômica da atividade cafeeira e ao mesmo tempo contribuem para um ambiente mais equilibrado."

- Professor Marcio Maltarolli Quida

dia de campo site

Anexos:
Fazer download deste arquivo (dia-de-campo--site.jpg)dia-de-campo--site.jpg27-11-2019 16:47
registrado em: