Página inicial > Notícias > Entrega de Medalhas de Olimpíadas Científicas marca aniversário do Campus

Entrega de Medalhas de Olimpíadas Científicas marca aniversário do Campus

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 12h55 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 16h08

m67No dia 20 de novembro, aconteceu no auditório do Prédio H, uma cerimônia para entrega de medalhas aos participantes de Olimpíadas Científicas. A atividade fez parte da agenda festiva dos 66 anos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. O objetivo foi prestigiar os alunos medalhistas e participantes das olimpíadas de conhecimento.

O professor Renê Lepiani Dias, coordenador geral de extensão, acredita que “a participação dos alunos possibilita a criação de um espaço para discussão dos conteúdos disciplinares, aproximando aluno e professor para troca de saberes, além de despertar o conhecimento interdisciplinar.”

Durante a cerimônia, alguns professores puderam falar sobre algumas Olimpíadas Científicas que os discentes do Campus Muzambinho participaram ao longo do ano de 2019. O evento também contou com a presença de ex-alunos premiados em Olimpíadas para dividirem a experiência de ingressar na faculdade através de Vagas Olímpicas.

Merhy Endy Dias Faria, cursou o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no período de 2015 a 2017, no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – e sempre participou de Olimpíadas Científicas devido ao grande apoio que ao professores da instituição ofertavam aos alunos. Merhy competiu em 8 Olimpíadas e contou sobre seu quadro de medalhas.“Fui premiada com uma medalha de Ouro na OBA, Prata (nacional e regional) na OBFEP, quatro medalhas de Bronze e três Menções Honrosas na OBMEP, além de uma medalha de Prata e uma Menção Honrosa na Canguru.”

Atualmente, Merhy cursa Arquitetura e Urbanismo, na Unicamp. Ela explicou que no ano de 2018 tentou o ingresso via vestibular na USP, Unicamp, o ENEM e também o processo seletivo das Vagas Olímpicas na Unicamp – trata-se da seleção de alunos com base em suas medalhas e histórico escolar. “Fui então aprovada na USP, na UFRRJ, nas Vagas Olímpicas e no vestibular tradicional da Unicamp.”

Carlos Felipe Lopes Dias, aluno do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, já participou de Olimpíadas de Geografia, OBA, Canguru, OBMEP e Matemática sem Fronteiras. “Eu fui entender a importância das Olimpíadas quando cheguei ao Ensino Médio aqui no Instituto Federal, porque soube da liberação de vagas em universidades para medalhistas e fiquei animado com isso. Pois vi que através das medalhas poderei ter boas oportunidades para o ingresso no Ensino Superior.”

Danilo Inácio Reis de Castro, estudante do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, desenvolve uma pesquisa sobre a participação dos discentes do Campus Muzambinho em Olimpíadas Científicas, desde meados de 2019. “Eu comecei colhendo dados a partir do ano de 2016 para verificar a quantidade de medalhas conquistadas pelo Campus Muzambinho, afim de analisar a eficácia das Olimpíadas de Matemática.”

Durante a cerimônia, foram premiados 13 alunos que receberam medalhas e menção honrosa na Olimpíada Canguru de Matemática, 15 discentes pela participação na OBMEP, uma premiação na OBA, OBR, OBI e quatro turmas foram homenageadas devido ao desempenho na Olimpíada Matemática sem Fronteiras.

Texto e fotos: Ascom

registrado em: