Página inicial > Notícias > Campus recebe alunos do Programa aprendendo com as diferenças

Campus recebe alunos do Programa aprendendo com as diferenças

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 16h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 16h43

DSC 1763Na manhã desta quinta-feira (05), ocorreu no auditório do Prédio H do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – a confraternização do “Programa Institucional aprendendo com as diferenças”. O evento contou com a participação das APAEs ( Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Muzambinho, Areado, Cabo Verde, Nova Resende, Guaxupé, Alterosa, Monte Belo e Botelhos; com o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza; o Coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios do IFSULDEMINAS, Alexandro Henrique da Silva, e com o Pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa.

O programa é uma ação desenvolvida pelo IFSULDEMINAS em parceria com as APAEs do Sul de Minas Gerais, e tem como objetivo assistir alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla que são usuários das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. O programa também proporciona aos alunos a oportunidade de inclusão em uma instituição de ensino, autonomia e independência em todo seu ciclo de vida, desenvolvendo suas habilidades e competências por meio da aprendizagem com experiências.

Diretora da APAE da cidade de Areado, Claudinele Maria de Oliveira aponta a importância da inclusão social proporcionada pelo programa. “Hoje a gente fala muito sobre inclusão social e ela está acontecendo na prática, porque a gente tem a oportunidade de sair de dentro da nossa instituição para estar no Instituto Federal incluídos em atividades, trabalhando junto com os alunos e tendo todo esse apoio. Tem realmente um significado na vida dos nossos meninos, que a cada dia mostram que estão se desenvolvendo. O programa é extremamente benéfico na vida e na melhoria da qualidade de vida deles.”

Durante o evento, Generci Dias Lopes, técnico administrativo do Campus Muzambinho, explicou o programa atual e o objetivo futuro para assistir usuários das APAEs para o mercado de trabalho. “A ideia é que o usuário chegue ao Campus Muzambinho, Machado ou Inconfidentes e se sinta aluno do campus, além de realizar atividade prática de acordo com o tempo deles. No futuro, pretendemos emitir certificados para eles e habilitá-los para o mercado de trabalho.”

A inclusão social através do trabalho é uma luta de todas as APAEs. Atualmente, a Apae de Areado já conseguiu inserir no mercado de trabalho 13 pessoas com deficiência. Claudinele aponta que existe demanda, e os alunos precisam estar preparados “para que eles possam assumir o trabalho de acordo com as habilidades deles. A proposta futura do programa é muito importante, porque contribuí e favorece nosso trabalho. Vem ao encontro de nossa proposta [APAE].”

O “Programa Institucional aprendendo com as diferenças”, desenvolvido desde o ano de 2014, tem a iniciativa de buscar o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento pertinentes à vida da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla. O Coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios do IFSULDEMINAS, Alexandro Henrique da Silva, enfatiza que o programa vem crescendo ao longo dos anos. “Hoje estamos com mais de 15 APAES envolvidas e aproximadamente 380 usuários participando. Este é um programa de extrema importância, tanto para o Instituto quanto para as Apaes, além de estreitar um relacionamento profundo entre as instituições.”

Leonora Carla Ferreira da Silva, orientadora do Centro-Dia, aponta que o Programa “desenvolve muito as habilidades dos nossos alunos, na independência deles em estarem colhendo os ovos, de preparar a terra, plantar e colher a alface. As atividades desenvolvem muito a coordenação e a auto estima deles.”

A cerimônia teve dois momentos marcantes, o primeiro foi durante a execução do Hino da APAE cantado por todos e o pronunciamento do usuário da APAE de Monte Belo, Pedro Máximo. Ele demonstrou segurança e desenvoltura ao falar diante de aproximadamente 200 pessoas. O jovem frisou o quanto gosta de participar do Programa, agradeceu aos envolvidos e terminou sua fala convidando os presentes a orarem com ele.

Texto e fotos: Ascom

registrado em: