Página inicial > Notícias > Aluna da Medicina Veterinária é a Estudante Diretora de 2019

Aluna da Medicina Veterinária é a Estudante Diretora de 2019

Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 16h50 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2019, 16h52

ED2No ano de 2018, a direção-geral do IFSULDEMINAS – CAMPUS Muzambinho – implantou o projeto “Estudante Diretor”. A iniciativa visa que os estudantes selecionados vivenciem, durante alguns dias, a rotina e as decisões do Diretor-Geral. Em 2019, a acadêmica Fernanda Flório Costa foi selecionada para atuar como “Estudante Diretor”, tendo participado, ao lado de Renato Aparecido de Souza, de ações entre os dias 28 de novembro e 07 de dezembro.

O projeto tem como público-alvo estudantes do Campus Muzambinho que se destacam pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, capacidade de liderança e espírito empreendedor. Fernanda cursa Medicina Veterinária, é egressa do curso Técnico em Agropecuária e uma jovem engajada com ações acadêmicas. Em sua Carta de Intenções, ela listou pontos que desejava compreender dentro de uma gestão, como por exemlo: Como administrar uma instituição com tantos desafios? Como gerenciar para que todos cumpram o que foi deliberado, acordado e determinado? Como coordenar para que os projetos se concretizem? Entre outros questionamentos.

A direção-geral do Campus acredita que ser um "Estudante Diretor" proporciona aos acadêmicos experiências de aprendizagem diferenciadas e, ao mesmo tempo, possibilita um estreitamento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre a equipe gestora do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – e os estudantes. Renato Aparecido de Souza, diretor-geral relata que o projeto “permite aos estudantes conhecer o dia a dia e a rotina do diretor-geral e agrega, com tal experiência, mais uma formação ao seu itinerário de curso. A Fernanda teve a oportunidade de entender como as decisões são tomadas, a complexidade das mesmas, a importância do diálogo permanente e como nós tratamos o direcionamento dos recursos públicos. A Fernanda é uma estudante dedicada e participou de vários compromissos nas duas últimas semanas. Eu gostei muito da companhia e no próximo ano continuaremos com esse projeto.”

Para Fernanda o projeto “Estudante Diretor” expandiu sua aprendizagem em focos diferentes dos oferecidos nos conteúdos das disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Medicina Veterinária. ”Ampliei minha visão sobre o que é administrar pessoas e recursos. ‘Ver de perto’ como as coisas realmente acontecem humanizou, ainda mais, as minhas relações com a instituição e quebrou paradigmas. Tudo isso contribuiu para a construção do meu perfil profissional.”

Durante a entrevista, Fernanda foi questionada se houve mudanças sobre a sua visão com relação a direção-geral. De acordo com ela, foi possível perceber a responsabilidade do diretor-geral, além de constatar o trabalho em equipe, compreender que um depende do outro para que a instituição consiga resolver todas as situações e possa atender a demanda de todos os cursos. “Em alguns aspectos, houve mudança de ‘visão’. Pensa-se que é fácil administrar e observa-se que é muito complexo; acredita-se que o diretor-geral tem o poder de tomar todas as decisões, mas compreendi que o mesmo necessita de bons colegiados; exige-se que as decisões sejam tomadas com mais agilidade, porém, nem todas as decisões podem ser tomadas em um curto espaço de tempo; conclui-se que as novas decisões do Diretor, na área de planejamento administrativo e financeiro são as vezes estranhas e de pouco compreensão; porém, percebi que estão sendo melhores organizadas para otimizar o tempo e os recursos disponíveis. Em outros aspectos, comprovou-se a minha ‘visão’.”

Confira a lista de atividades que a Estudante Diretora participou ao lado do Diretor-Geral:

Entrevista – Rádio do Povo AM de Muzambinho;
Encontro de Egressos;
Despacho Administrativo;
Despacho Financeiro;
Atendimento Administrativo e Pedagógico;
Reuniões com os coordenadores de vários cursos;
Reunião NAPI;
Reunião Atlética;
SEBRAE Experience;
2º IFRUGBYDAY;
Evento Aniversário de Muzambinho;
Entrega do Prêmio SEEDS de Educação.

Texto e fotos: Ascom

registrado em: