Página inicial > Notícias > Campus sedia 1º Sebrae Experience do IFSULDEMINAS

Campus sedia 1º Sebrae Experience do IFSULDEMINAS

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 10h46 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 10h46

DSC 1662As dependências do Campus Muzambinho sediaram o 1º Sebrae Experience do IFSULDEMINAS nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Trata-se de um evento imersivo que, através de uma competição de ideias para negócios inovadores, busca despertar a criatividade e empreendedorismo entre os participantes. As equipes tiveram 30 horas ininterruptas para criar, inovar, gerenciar uma ideia inovadora, planejar, levantar requisitos, validar, gerenciar o projeto e apresentar as ideias ou protótipo acordo com os critérios apresentados.

A equipe premiada com o terceiro lugar desenvolveu o projeto “My Blue World”, uma plataforma online para reunir experiências e informações sobre saúde mental, e cujo objetivo era promover a inclusão de pessoas com transtornos mentais.
Já a REP.all, projeto premiado com a segunda posição, é uma plataforma para conexão de repúblicas e estudantes, e que permite a esses alunos buscar por repúblicas que combinem com seu perfil, garantindo um convívio melhor.

A equipe que venceu a competição, por sua vez, desenvolveu uma plataforma omnichannel (integrada com múltiplos canais de comunicação) com o objetivo de tornar mais efetiva a comunicação interna das cooperativas, aproximando-as de seus cooperados. O projeto foi entitulado “Omny”.

Para Marcelo Bregagnoli, reitor do IFSULDEMINAS, “a questão do empreendedorismo deve ser encarada não somente como matéria, mas, acima de tudo, como um tema transversal da Instituição. A formação de alunos com um perfil mais voltado para o mundo de trabalho, o pensamento voltado para ações que possam gerar negócios, produtos, processos, serviços, de modo geral, para nós é muito interessante. O mundo moderno exige isso e, se a gente está em uma instituição e têm esse pensamento, logicamente, a gente está sintonizado com esse mercado. Então, esse aluno passa a ter mais possibilidades de engajamento no mundo do trabalho e, logicamente, a gente tem maior índice de empregabilidade.”

Professor Paulo César de Souza, organizador e professor do curso de Ciência da Computação explica que “o fomento do empreendedorismo e de questões inovadoras é essencial no nosso trabalho, e o IFSULDEMINAS vê isso com bastante assertividade. Nós, do curso de Ciência da Computação, também estimulamos muito isso nos alunos. Esse evento em específico é um evento que foi aberto para todos os alunos do IFSULDEMINAS.”

Durante o evento, houve uma apresentação musical, com os músicos: Pedro Henrique, Ramon e Renato Brasil, com o objetivo foi promover um momento de descontração e interação entre os participantes do evento.

Classificação do 1º Sebrae Experience do IFSULDEMINAS:

Colocação  Equipe - Campus  Projeto
 1º lugar – medalha de ouro  João Eduardo de Lima Silva – Machado
João Paulo Balbino da Silva – Muzambinho
Lara Milena Custódio Rezende – Muzambinho
Nycollas Alves Araújo Dias – Machado
 Omny
 2º Lugar - Medalha de Prata  Eliezer Cardoso Alves – Muzambinho
Fábio Aparecido Cândido da Silva – Machado
Juan Pablo Araújo Farias – Machado
Natanael Fabrício Dacioli Batista - Muzambinho
 REP.all