Página inicial > Notícias > Discente do Campus Muzambinho é destaque na literatura

Discente do Campus Muzambinho é destaque na literatura

Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 08h30 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 13h21

materia lurdes horizontalLurdeslaine Faria Teixeira acaba de completar o terceiro período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho. A escolha pelo curso se deu pelo interesse pelas questões ambientais, e a docência foi, segundo ela, uma janela que se abriu ao longo dessa trajetória. O apego pela cultura, no entanto, vai além: Aos 20 anos, ela é uma das jovens autoras que compõem o livro “Contos de Uma primavera”.

Lurdeslaine, também conhecida pelo pseudônimo artístico Lurdes TX, nos contou que o interesse pela literatura começou logo cedo, quando uma de suas professoras de infância leu em sala trechos da obra “A Ilha Perdida”, de Marcia José Drupré. “Era um livro com poucas imagens, e isso incentivava a nossa imaginação” - Contou.

A autora, que atualmente vive em Mococa-SP, destacou a influência familiar na sua formação enquanto leitora. Em particular, destacou o papel da irmã, com quem conversava a respeito dos livros. “Muitas vezes, minha irmã lia algo e contava sobre aquilo, e às vezes até líamos o mesmo livro para trocar experiências”.

As primeiras investidas como autora começaram logo cedo, na 7ª série, quando uma professora de redação lançou um pequeno desafio para que os alunos escrevessem as próprias histórias. Lurdeslaine entregou uma trama de fantasia medieval, surpreendendo a professora não só pela qualidade, mas também pela extensão do texto. O passo seguinte da autora foi focar os esforços em textos menores, o que a conduziu pelo caminho dos poemas.

Com o passar dos anos, o encontro com os leitores foi facilitado por plataformas digitais, onde a autora passou a ser conhecida pelo pseudônimo Lurdes TX. Ali ela não só passou a disponibilizar sua obra, como também teve acesso a outros autores. Foi assim que chegou à Rô Mierling, organizadora da coletânea “Contos de uma Primavera”, da qual participou com o conto “Renascer”.

De acordo com a autora, a ideia para o texto nasceu durante uma aula do Prof. Décio Mello, docente do Campus Muzambinho. Lurdeslaine, que é portadora de uma distrofia muscular degenerativa, contou que foi natural a ideia de escrever sobre o renascimento e superação, e o início da primavera e o dia do deficiente físico a encorajaram a trabalhar este tema.

A oportunidade de publicação surgiu pouco tempo depois, quando ela ficou sabendo de um edital que selecionaria contos focados na temática “renascer”, e que fossem ambientalizados durante a primavera. Lurdes TX então adaptou sua crônica e enviou em formato de conto para a editora, tornando-se uma dos 16 autores selecionados para compor a coletânea.

Lurdeslaine se emocionou ao comentar a temática. “Quando se tem um problema de saúde, é necessário aprender de novo. A gente precisa se redescobrir, se reinventar e renascer de alguma forma”.

Segundo a autora, algumas pessoas impõem a debilidade física como um obstáculo para a concretização das realizações, mas em alguns casos tal situação pode até mesmo servir como motivação para o alcance dos objetivos. “Por mais que as pessoas digam que a gente não é capaz, temos de acreditar em nós”.

Roana Rios Magri, amiga e também colaboradora atuante no NAPNE do Campus Muzambinho destaca a força de vontade e superação como traços marcantes da estudante Lurdeslaine. “Ela vê nas dificuldades uma oportunidade de superação, de transformação. Isto fica bem evidente até mesmo no título do conto “renascer”. - Disse.

Lurdeslaine, por fim, reforçou que “os obstáculos da vida nos fazem seres diferentes, mais fortes e com diferentes habilidades. Nós todos podemos chegar no mesmo objetivo utilizando caminhos diferentes, assim é a adaptação”.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Foto: Roana Rios Magri