Página inicial > Notícias > Semana pedagógica inova com abordagem sobre "O Ser e o Agir Transformador"

Semana pedagógica inova com abordagem sobre "O Ser e o Agir Transformador"

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 13h13 | Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 07h16

PHOTO 2020 02 04 15 10 59

Entre os dias 04 e 06 de fevereiro, foram desenvolvidas as atividades da Semana Pedagógica 2020 do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Com o tema "O Ser e o Agir Transformador", a direção do Campus buscou desenvolver atividades que inspirassem novas abordagens pedagógicas por parte dos docentes. Segundo a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, o tema da semana foi inspirado no livro que leva o mesmo nome, organizado por Antonio Lovato e Raquel Franzim.

O livro faz parte do projeto Escolas Transformadoras Brasil, iniciativa da Ashoka (organização global que reúne empreendedores sociais de diversas partes do mundo) e correalizada pelo Alana (organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância).

A ideia do livro e, consequentemente, da Semana Pedagógica, é a de levar os docentes a uma reflexão sobre o papel da educação frente aos desafios sociais, econômicos, políticos, culturais, quais caminhos encontraram para superá-los e os que transformaram.

Assim, o Diretor-geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, ressaltou que "o objetivo da semana pedagógica foi ter um tempo maior de compartilhamento de ideias, dentro de uma proposta determinada pela direção, inserida ao longo de uma tema que será trabalhado ao longo do semestre. Foram então idealizadas oficinas nas quais os professores pudessem não somente ouvir o planejamento da direção, mas também compartilhar suas opiniões, sugestões e ideias".

Ainda segundo o diretor, o livro que foi utilizado como base para a Semana Pedagógica, "pauta sobretudo as práticas diferenciadas em escola de todo o Brasil, que permitiram grandes impactos sociais, com envolvimento da escola. Então cada oficina tentava buscar as competências que são presentes nas escolas com alto impacto transformador na sociedade: empatia, protagonismo, criatividade e trabalho em equipe."

Para a DDE, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, "diversas ações e falas foram realizadas no sentido de compreender o diferencial de escolas ditas como inovadoras ou transformadoras, no Brasil e no mundo. Sendo assim, a programação da Semana Pedagógica foi pensada no sentido de levar a comunidade do campus Muzambinho, principalmente os professores, a pensarem estratégias que podem ser desenvolvidas com o objetivo de desenvolver nos estudantes tais competências, seja no contexto de sala de aula, curso, no próprio campus ou na comunidade onde atuam".

Além da temática do evento, na ocasião o Diretor Renato, ainda apresentou dados sobre a situação financeira do campus, a TED Parlamentar recebida no final de 2019, planilhamento das demandas recebidas no final de 2019 e o investimento em placas fotovoltaicas para geração de energia. Ele também informou sobre ajuste que será feito no organograma, os editais e programas de apoio ao ensino que serão abertos, o panorama das matrículas equivalentes e também fez uma reflexão sobre a atuação da escola enquanto modificadora da sociedade. Coube também a Diretoria de Desenvolvimento Educacional e suas coordenadorias apresentarem o plano de ação para 2020, bem como orientações pertinentes ao início do ano escolar. A Semana pedagógica também contou com uma palestra sobre Mindfulness que foi ministrada pela professora da Unifal/MG, Drª Ana Cláudia Mesquita Garcia.

Como parte das ações da Semana pedagógica, foi realizado o Day One. Ação organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, NITE e PROEN, realizada via Streaming, que contou com a participação de todos os campi do IFSULDEMINAS. Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sindynara Ferreira, este foi um momento para se pensar em temas pontuais como inovação, empreendedorismo e, simultaneamente, atender aos oito campi."Faremos desse momento um elo entre Pesquisa, Ensino e Inovação, em busca de nossos aprimoramentos".

A Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cristina Lúcia Janini Lopes, ainda ressaltou que a iniciativa do Day One foi baseada em um evento da Endeavor, no qual são relatados cases de sucesso, narrando a histórias desde o primeiro momento no qual despertou o sentimento de empreendedorismo. Segundo Cristina, essa foi a primeira ação de educação empreendedora desenvolvida pelo instituto, com intuito de criar habilidades, possibilidades e atitudes para transformação dos problemas em oportunidades.

Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas no link: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/2720-mindfulness-e-o-tema-da-palestra-de-recepcao-dos-docentes-para-o-planejamento-academico-anual

Confira o vídeo com as atividades do Day One: https://www.youtube.com/watch?v=WEkk2c8n1LY

Confira as fotos:

registrado em: