Página inicial > Notícias > Estudantes do IFSULDEMINAS marcam presença na edição 2020 da FEMAGRI

Estudantes do IFSULDEMINAS marcam presença na edição 2020 da FEMAGRI

Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 12h17 | Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 12h22

DSC 0372

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro foi realizada a edição 2020 da Femagri - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas na cidade de Guaxupé – MG. Mais de 130 expositores levaram seus produtos à feira que teve 30 mil pessoas como público estimado.

Visando divulgar os projetos idealizados na instituição, cerca de 60 alunos se revezaram em dois espaços disponibilizados na Fazendinha da feira, nos três dias de evento. A Fazendinha foi criada com o objetivo de demonstrar todas as etapas envolvidas na produção de café de forma sustentável e de acordo com as normas legais. Segundo a organização do evento, em tal espaço “o produtor obtém toda informação necessária para cultivar o café de maneira correta, respeitando o meio ambiente e otimizando recursos”.

Na ocasião, o IFSULDEMINAS foi representado por estudantes de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Foram expostos projetos como o de cultivo de plantas in vitro, da prestação de serviços pelas empresas juniores, da criação de maquinários cafeeiros, dentre outros. Os visitantes do estande ainda puderam aferir sua pressão e receber orientações sobre saúde com integrantes do curso de enfermagem.

Confira alguns dos projetos apresentados:

PROJETO: CULTIVO DE SUCULENTAS

DSC 0385O Setor de Jardinagem e Paisagismo do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho desenvolve projetos com diversas espécies de suculentas, além de apresentar uma vasta coleção e comercializar inúmeras plantas durante todo período letivo.

Os projetos desenvolvidos têm como objetivos avaliar os métodos de propagação, a nutrição das plantas, uso de fitohormônios, manejo de plantas daninhas e os diferentes substratos no crescimento de suculentas.

Os projetos promovem a integração entre discentes dos cursos Técnico em Agropecuária, Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica.

PROJETO: ANO INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

73759cdc b7dc 47c5 82fd e9d2a914e68cNo ano Internacional da enfermagem (2020) o curso colocou como objetivo criar ações para valorizar a profissão. A enfermagem contempla os aspectos de promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos, tratamento e reabilitação do ser humano em todo ciclo vital. Sendo assim, seu trabalho é fundamental para a qualidade de vida das pessoas.

Uma das ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos envolve o monitoramento dos sinais vitais (Pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura) para acompanhar o estado de saúde, favorecer o diagnóstico precoce de algumas doenças, monitorar o controle de doenças crônicas, entre outros.

Assim, os alunos do curso técnico em enfermagem do IFSULDEMINAS campus Muzambinho se propuseram a aferir os Sinais vitais dos visitantes da FEMAGRI, bem como dar orientações de saúde.

PROJETO: DO GRUPO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

DSC 0384A segurança do trabalho é uma ciência que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças.

Assim, o grupo da Segurança do Trabalho esteve na FEMAGRI apresentando instrumentação de higiene ocupacional utilizada para avaliação de riscos ocupacionais bem como equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados para a proteção dos trabalhadores rurais em atividades relacionadas à cafeicultura.

PROJETO: SOMA JÚNIOR

86457855 220267099141452 3113340858506674176 nA SOMA JÚNIOR é uma empresa júnior formada por alunos do Curso Superior de Engenharia Agronômica, Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, com orientação dos professores e servidores técnicos-administrativos.

Está diretamente ligada ao Grupo de Estudos em Cafeicultura (GECAF) e ao Laboratório de Classificação e Industrialização de Café e que tem como atividade principal a prestação de serviços de Assistência Técnica e Gerencial e atividades agrícolas, com ênfase em cafeicultura.

Na FEMAGRI a empresa júnior se organizou para instruir o produtor sobre todas as atividades desenvolvidas no ciclo cafeeiro em sua propriedade, visando sua capacitação, aumento produtivo e melhoria da qualidade dos grãos de café.

Os produtores receberam orientações sobre como realizar acompanhamento da fertilidade do solo e da nutrição do cafeeiro, visando à adoção de práticas sustentáveis na cafeicultura, racionalização na utilização de defensivos agrícolas e afins e capacitação para o manejo adequado do cafeeiro. Além de orientações na área de póscolheita, com o objetivo de sanar as possíveis falhas no processo produtivo, objetivando a melhorias da qualidade dos cafés, dentre outros.

PROJETO: GPLANTvitro

DSC 0381O Laboratório de Biotecnologia e Cultura de Tecidos Vegetal do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho desenvolve projetos de pesquisa e ensino. Alunos dos Cursos de Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas compõem o grupo de estudos GPLANTvitro.

Este grupo de estudos tem como proposta reunir discentes (membros) e docentes, com finalidades de obtenção de conhecimentos teóricos, práticos e científicos relacionados à área de Cultura de Tecidos Vegetal.

Na FEMAGRI, os integrantes do grupo apresentaram vários projetos desenvolvidos no Laboratório com ênfase na otimização de protocolos de micropropagação de orquídeas e clonagem de Coffea arabica. Projetos relacionados a extração de óleo essencial de plantas também são conduzidos no Laboratório, com ênfase no teor de óleo essencial de flores do cafeeiro.

Confira mais fotos:

registrado em: