Página inicial > Notícias > Direção-geral apresenta Campus aos ingressantes ao 1º semestre letivo de 2020

Direção-geral apresenta Campus aos ingressantes ao 1º semestre letivo de 2020

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 14h58 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 08h41

Durante a primeira semana letiva do ano de 2020, foi realizada a recepção de aproximadamente 650 novos alunos ao IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. A direção-geral planejou atividades a fim de dar as boas-vindas aos ingressantes, apresentar a infraestrutura, assim como orientar sobre procedimentos acadêmicos e elencar as várias opções de atividades que podem ser realizadas pelos estudantes ao longo dos cursos ofertados pelo Campus.

As ações foram realizadas entre 10 e 14 de fevereiro pelos Coordenadores, Professores e Técnicos Administrativos com o objetivo de promover a integração entre novos alunos, veteranos, pais e responsáveis. Os ingressantes participaram de uma série de atividades acadêmicas, esportivas, lúdicas e dinâmicas em espaços variados do Campus, como o Auditório do Prédio H, Poliesportivo e CeCAES.

Os departamentos ligados à Diretoria de Desenvolvimento Educacional apresentaram os serviços que são prestados pela instituição, assim como os direitos e deveres dos alunos. As atividades contaram com um diferencial: As reuniões tiveram tradução simultânea em Libras.

Entre as ações estabelecidas pela Diretora de Desenvolvimento Educacional em parceria com a Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando – CGAE – houve a apresentação da equipe e programas desenvolvidos em prol dos estudantes. Os alunos foram orientados sobre os trotes, que são proibidos por lei, e houve destaque à valorização da integração saudável entre os discentes.

5 DSC 1271Os pais ou responsáveis pelos estudantes residentes participaram de uma reunião específica com a CGAE para tomarem conhecimento sobre a estrutura organizacional, conhecer a equipe de referência, os regulamentos e normas vigentes. Clélia Mara Tardelli, Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, contou sobre a visita ao Refeitório Estudantil com os pais dos discentes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. “Após a reunião com a gestão, os pais e alunos conheceram as dependências do refeitório, além de participarem de um momento de confraternização no café da tarde.”

Atividades voltadas ao empoderamento dos talentos artísticos da instituição tiveram destaque. A Quinta Musical, uma ação realizada semanalmente durante o ano letivo, teve uma produção especial para proporcionar um momento de integração entre veteranos e ingressantes ao Campus Muzambinho, no Prédio H.

Uma competição de destaque no calendário acadêmico dos cursos técnicos integrados é o “Cara e Coroa”. A proposta do SELCA – Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Arte – para a semana de integração foi a de proporcionar atividades que rendessem pontos para as equipes. Como diferencial, a pontuação será divulgada apenas no início da competição oficial dos “Jogos Cara e Coroa”. Os veteranos enfrentaram os novatos em uma série de atividades esportivas. Já os estudantes do Ensino Técnico Subsequente e Superior participaram de uma Gincana. Os Centros Acadêmicos também promoveram ações de integração entre os alunos.

DSC 0560O Campus Muzambinho recebeu alunos do Ensino Superior, Técnico Integrado ao Ensino Médio e Técnicos Subsequentes. Bruna Cristina Moraes, discente do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, participou das atividades de acolhida e humanização. Ela destacou as atividades esportivas realizadas entre os calouros e veteranos no Poliesportivo. Bruna gosta de handebol e, no jogo contra as veteranas do seu curso, que terminou empatado, chegou a marcar um gol.

A jovem de 15 anos contou que é a primeira da família a estudar no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – e que seus pais a incentivaram por se tratar de uma instituição de ensino de referência na área da educação. “A qualidade de ensino é um atrativo, o ensino técnico simultâneo ao Ensino Médio me chamou a atenção.”

Clélia aponta a Semana de Recepção dos alunos como um ponto forte para que ocorra uma integração efetiva entre calouros e veteranos. Também destaca a importância dos discentes conhecerem os setores e as oportunidades que o Campus promove para o desenvolvimento acadêmico de cada estudante, proporcionando qualidade no ensino-aprendizagem. “A Semana de Integração, nos moldes apresentados, em minha opinião, foi a mais acertada possível, uma vez que motivou os estudantes a participarem de ações que promovem o bem-estar da comunidade acadêmica.”

Texto: ASCOM
Fotos: ASCOM e Professores