Página inicial > Notícias > II Mostra Pedagógica conta com exposição de 30 trabalhos

II Mostra Pedagógica conta com exposição de 30 trabalhos

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 09h47 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 13h46

DSC 0167

Na tarde do último sábado (29), aconteceu no Poliesportivo do Campus Muzambinho a II Mostra de Educação, Ensino e Práticas Pedagógicas – Caminhos Interdisciplinares do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD. Os discentes dos Polos de Muzambinho, Machado e Inconfidentes expuseram 30 trabalhos de temáticas variadas para cerca de 200 alunos do curso de licenciatura. O objetivo da ação foi a reflexão, socialização e trocas de aprendizagens e experiências vivenciadas no processo de formação inicial de professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Os projetos foram desenvolvidos durante a disciplina de Prática com Componente Curricular, que compõe a grade curricular com um total de 400 horas. Por meio da PCC, os discentes vivenciaram as atividades práticas e teóricas relacionadas ao exercício da docência junto à Educação Básica – educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, além de apresentá-los à vivência de práticas educativas relacionadas a ações cotidianas não escolares.

Érica Aparecida Barbieri, aluna do 5º periodo do curso de Licenciatura em Pedagogia, apresentou o trabalho “Plantando Vida” na II Mostra. Ela, ao lado de 4 integrantes do grupo da PCC, puderam trocar experiências vivenciadas com os participantes e professores avaliadores. De acordo com Érica, a exposição dos trabalhos é significativa para sua formação e “serve de ‘espelho’, principalmente, para os calouros.”

Durante o evento, a professora Doutora Ilsa do Carmo Vieira Goulart ministrou a palestra “A arte narrativa: Entre a contação de Histórias e a Leitura Literária”. Com uma linguagem descontraída e motivadora, a professora destacou a importância do tema dentro da escola, assim como a relevância do conhecimento da fundamentação teórica por parte do educador. Ela apontou que o professor precisa entender os objetivos que devem ser alcançados ao desenvolver as atividades. “Antes de nós executarmos uma prática, seja ela de leitura literária ou contação de histórias, é importante que o professor entenda o porquê de sua presença e para quê ele está fazendo isso? Qual é o subsídio teórico? Qual a finalidade desta atividade? O que essa atividade desenvolve na criança? E qual a repercussão que essa atividade tem no narrador?”. Doutora Ilsa enfatiza que a palestra foi uma reflexão teórica que subsidia o trabalho futuro destes profissionais.”

Camila Bócoli Chamme, que é discente do 5º período e atua como estagiária em uma escola de Educação Infantil, fez uma análise geral sobre o evento. “A mostra foi bastante proveitosa, uma oportunidade de conhecermos os trabalhos das outras turmas, trocarmos experiências e de nos inspirarmos com novas ideias. A palestra nos deu oportunidade de conhecermos profissionais que atuam na área pedagógica, ouvir sobre suas experiências, seus trabalhos e projetos, contribuindo para a complementação dos nossos estudos.”

A professora Doutora Ilsa explicou que toda atividade formativa tem um potencial de repercussão na prática. “A mostra tem a característica de apresentar a prática, as vivências que um grupo realizou ou pode e é capaz de realizar. Isso tem um propósito significativo no processo de formação.”

Durante a II Mostra de Educação, Ensino e Práticas Pedagógicas do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, a aluna Jéssica Oliveira Ribeiro Souza, destacou a atuação da tutoria do curso do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. De acordo com ela, as tutoras além de orientar os alunos no ambiente virtual, também incentivam na execução dos trabalhos. “Com esse apoio somos capazes de realizarmos trabalhos excelentes. A mostra evidência, por conta da excelência dos trabalhos apresentados, que os alunos da pedagogia se dedicam e se empenham por um país com uma educação melhor.”

A professora Cristiane Fortes Gris Baldan, coordenadora de plataforma e tutoria do curso de licenciatura, foi a responsável pela organização da II Mostra. Ela conta que os tutores dos três polos contribuíram para o desenvolvimento do evento. As professoras mediadoras, Ilza Aparecida Bueno e Rosnelli Maria Alves Moreira, lideram as equipes. “Cada tutor pôde realizar uma ação pontual para a II Mostra. Houve uma mobilização entre os docentes e a direção-geral do Campus Muzambinho para proporcionar uma tarde de ensino/aprendizagem aos discentes do nosso curso de Pedagogia.”

Texto e fotos: ASCOM

registrado em: