Página inicial > Notícias > Dia de Campo é realizado por grupos de estudo do Campus

Dia de Campo é realizado por grupos de estudo do Campus

Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 16h11 | Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2020, 17h16

Dia de campo 1Na manhã de 04 de março, o Dia de Campo – A Utilização da Silagem e a Eficiência na Produção Leiteira – foi realizado no IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho. O evento contou com a orientação dos professores José Sérgio Araújo e Francisco Helton Sá de Lima. Ao todo, participaram mais de 200 pessoas entre produtores rurais e discentes dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Técnico em Agropecuária.

O evento, organizado pelos grupos de estudo NEPAgro – Núcleo de Estudos e Pesquisas Agronômica e GEBIF – Grupo de Estudos em Bovinos, respectivamente dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária do Campus, teve o intuito de levar aos participantes informações sobre a utilização de silagem na alimentação animal, condução, manejo, produção e armazenamento da silagem. Os grupos prestaram esclarecimentos sobre arraçoamento animal e a busca da eficiência na produção de leite e carne.

Ao desenvolver o Dia de Campo, promoveu-se a atuação simultânea de alunos de dois cursos distintos. As palestras foram realizadas pelos membros do NEPAgro e GEBIF. Foram abordados temas como: Estação Tecnológica do Milho, Produção e Armazenamento de Silagem, Qualidade de Silagem versus Produção de Leite e Manejo Incorreto do Silo versus produção Leiteira.

De acordo com Guilherme Mesquita Araujo, discente de Engenharia Agronômica, a parceria envolvendo os grupos proporcionou que o conteúdo das palestras fosse mais abrangente. Ele espera que mais eventos neste modelo possam ser realizados.

Filipe Correia Tossani, discente de Engenharia Agronômica, esclarece que suas expectativas foram superadas. “As dinâmicas adotadas foram interessantes, com palestras curtas e bem abordadas sobre o tema proposto.” Já o aluno de Engenharia Agronômica, Gustavo Souza de Pinto, ministrou uma das palestras cotando com o envolvimento dos dois grupos de estudo. “Pude transmitir e adquirir um pouco de conhecimento e tenho certeza que foi uma experiência incrível.” - Contou Gustavo.

Texto: ASCOM com informações do professor José Sérgio Araújo
Fotos: ASCOM e cedidas pelo professor José Sérgio Araújo