Página inicial > Notícias > Síntese - Pesquisa de Avaliação do Processo de Atividades de Ensino Remotas

Síntese - Pesquisa de Avaliação do Processo de Atividades de Ensino Remotas

Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 16h38 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 11h55

Devido às medidas de isolamento social, a direção do IFSULDEMINAS optou por ofertar aulas online, garantindo a continuidade dos cursos. Assim, para verificar o nível de aceitação dessa ação por toda comunidade acadêmica, um questionário foi respondido por 1208 pessoas assim distribuídas:

1

Questionados sobre sua confiança nas atitudes tomadas pelo Instituto para o enfrentamento da COVID-19, 88,2% disseram concordar/concordar fortemente. A grande maioria também afirmou que a instituição está fornecendo o suporte necessário para a realização das atividades remotas, conforme demonstra o gráfico abaixo:

2

Sobre sua experiência com as atividades remotas realizadas até a data da pesquisa, os entrevistados ranquearam suas impressões de 0 a 10. Sendo zero a pior e dez a melhor experiência. Como pode ser observado abaixo, mais de 77% disseram que suas atividades remotas tem configurado como experiências positiva com notas de 6 a 10.

4

Segundo o professor Raphael Prado (que fez a análise estatística) o percentual de aprovação (6-10), considerando a margem de erro, corrobora uma estimativa de que de 1681 a 1802 alunos aprovem as atividades remotas até o presente momento.

A pesquisa ainda ressalta que 19,3% dos que responderam a pesquisa residem na zona rural. E que o acesso ambiente online se dá por variados dispositivos assim distribuídos:

5

Considerando as dificuldades de acesso ao ambiente virtual que algumas pessoas poderiam apresentar, os participantes da pesquisa foram questionados quanto à dificuldades para compreender o funcionamento do ambiente virtual. Destes, 82,7% disseram não possuir nenhuma ou pouca dificuldade.

8

Os participantes ainda listaram os recursos mais utilizados:

10

A pesquisa também foi respondida por 81% do corpo docente. E 40% destes relataram nunca ter oferecido nenhum curso à distância, nem ter usado o ambiente virtual da instituição como apoio às aulas presenciais. Porém, questionados se possuem estrutura necessária para oferta de atividades de ensino remotas, 87% confirmou que sim.

Para isso, 14% disse que organizou os conteúdos ja existentes e os disponibilizou na plataforma online, 12% disponibilizou novos conteúdos e 74% tanto adaptou quanto desenvolveu novos conteúdos. Os professores ainda listaram quais recursos estão sendo disponibilizados.

Para conferir esses e outros dados obtidos na pesquisa, clique no link a seguir e confira a síntese da 1ª Pesquisa de Avaliação do Processo de Atividades de Ensino Remotas.

Publicado em: 09/04/2020

registrado em: