Página inicial > Notícias > Quinta Cultural Virtual contou com atrações artísticas dos alunos do Campus

Quinta Cultural Virtual contou com atrações artísticas dos alunos do Campus

Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 10h32 | Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2020, 10h32

Na última quinta-feira (30), aconteceu a estreia da “Quinta Cultural Virtual” do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Os alunos da instituição prepararam apresentações artísticas que foram exibidas durante uma live no Facebook da instituição. A atração foi reinventada com o objetivo de manter ativa a interação com a comunidade interna e externa mesmo em meio ao distanciamento social.

A Quinta Cultural é uma atividade desenvolvida presencialmente, desde 2016, pela Coordenadoria Geral de Apoio ao Educando (CGAE). Clélia Tardelli, coordenadora da CGAE, destaca que os estudantes desenvolvem várias habilidades artísticas e o Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Artes (SELCA) auxilia na promoção de atividades que visam momentos de descontração para os discentes. “Abraçando a ideia repassada pela DDE, a Quinta Cultural Virtual foi realizada. As apresentações e a interação on-line contribuíram para um momento prazeroso, retirando dos ombros de discentes, docentes, TAEs e famílias o peso psicológico e social que a situação [distanciamento social] vivenciada por todos está gerando. Tivemos ainda mais certeza da importância da assistência estudantil, mesmo que a distância, pois nossos estudantes, bem como os demais que participaram, deram um show e revelaram talentos!”

Leonardo Vilhena, professor na Sala de Música do SELCA, é o responsável pelas atrações musicais apresentadas na Quinta Cultural e realizou as edições dos áudios recebidos para a versão virtual. Em razão do distanciamento social, os alunos gravaram seus vídeos em casa e encaminharam via e-mail, Leonardo fez a junção da parte instrumental e vocal, assim, assegurando que todas as medidas de segurança fossem mantidas. “Nossos alunos se superam a cada apresentação e nós só agradecemos pelo verdadeiro espetáculo que nos proporcionam. É emocionante fazer parte disso! Perceber que todo o nosso trabalho é revertido em canções que fazem toda a diferença no ambiente escolar.” - conclui.

A técnica em Alimentos, Caroline Aparecida Botelho, formou-se em 2019 e sempre participou da Quinta Cultural e a versão virtual também contou com o seu talento. Ela relata que sempre aguardou o dia das apresentações com entusiasmo. “Com tudo que está acontecendo, a gente percebeu que consegue viver sem muita coisa que a gente achava que não conseguiria. Mas não conseguimos viver sem a arte e a cultura, então tem sido muito bom ter esse pedacinho tão importante do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - em casa.”

À frente da Diretoria de Desenvolvimento Educacional está a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, ela explica que mesmo durante o período de distanciamento social, em que no IFSULDEMINAS Campus Muzambinho os estudantes estão participando de atividades de ensino remotas, ou seja, um modelo emergencial de ensino, é importante que os alunos se sintam pertencentes à comunidade do campus. “Nosso objetivo foi manter esse projeto vivo. Além disso, como sabemos, todas as formas de cultura e arte são muito importantes para a formação do indivíduo. Então, o momento serviu para criar um espaço e uma oportunidade para nossos alunos manifestarem e mostrarem suas habilidades artísticas.”

Para que a realização da Quinta Cultural Virtual fosse concretizada, houve a necessidade de que outros departamentos do Campus fossem inseridos na produção. Foi o caso do Núcleo de Tecnologia da Informação, que instalou a infraestrutura de rede. A Assessoria de Comunicação também teve sua parcela de contribuição para que o programa fosse ao ar em formato de live. Cláudio Vieira da Silva, coordenador do setor, explica que a equipe do departamento se mobilizou para que a Quinta Cultural Virtual fosse realizada. “Para que a atração chegue aos espectadores, é necessária a junção de diversas competências, incluindo produção, roteiro, apresentação e a operação dos equipamentos. Isso não era necessário no formato presencial das quintas culturais, mas foi preciso se adequar a essa nova realidade para que o projeto não parasse. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade continuar consumindo e produzindo cultura”.

Deseja enviar seu vídeo? Saiba como participar!
Os alunos que desejam participar devem enviar seus vídeos com apresentações artísticas para o e-mail comunicacao@muz.ifsuldeminas.edu.br.
Para isso, é preciso que alguns procedimentos técnicos sejam adotados para garantir a qualidade final da produção, como a gravação de vídeos sempre na posição horizontal, em local silencioso e evitando fontes de luz ao fundo.

Texto: ASCOM
Fotos: ASCOM