Página inicial > Notícias > Diretores participam de live para explicar as ações do Campus no combate à COVID - 19.

Publicado: Terça, 12 de Maio de 2020, 17h24 | Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2020, 17h32

DSC 0428

Dia 07 de maio, transmitimos via YouTube a nossa Live com a Direção, com a participação do Diretor-geral, Renato Aparecido de Souza, da Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e do nosso Diretor de Ensino, Marcos Roberto Cândido.

Os três utilizaram desse espaço virtual de contato com pais, alunos, professores, técnicos e demais membros do corpo estudantil, para ressaltar as ações que o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho têm implementado como combate à COVID – 19.

Além de dar detalhes sobre as doações de alimentos, álcool em gel e máscaras, o diretor-geral começou a live explicando um pouco do contexto que estamos vivendo e a consequente necessidade de implementação do ensino remoto como plano emergencial.

Ensino Remoto

O diretor-geral deu detalhes sobre a nova proposta pedagógica Learning Café, criada pelo Campus Muzambinho, na qual os alunos terão aulas em 3 momentos distintos (sendo eles: durante a pandemia de forma remota, pós pandemia presencialmente e outra etapa online em um período a ser determinado). Mais detalhes sobre a proposta do Learning Café podem ser obtidos aqui.

Segundo os diretores, três questões serão norteadoras para definição das próximas ações institucionais: a determinação de uma data para o retorno das aulas presenciais; a escolha de como serão implementadas essas aulas; e a decisão de como deve ser feita a oferta da educação diante do atual cenário do país.

Esses questionamentos estão sendo considerados a fim de garantir a continuidade do aprendizado dos alunos, com apoio direto do SOE - Setor de Orientação Estudantil e da CGAE - Coordenação Geral de Atendimento ao Educando.

Essas duas equipes são as responsáveis pelo contato direto com os alunos para levantamento de possíveis dificuldades de acesso ou de acompanhamento das aulas. E para que as disciplinas sejam ministradas a todos alunos, ações como o empréstimo de computadores e a oferta de auxílio internet, estão sendo realizadas pelo IFSULDEMINAS.

Pit Stop

Para garantir a qualidade do ensino, entre os dias 11 e 22 de maio será realizado um Pit Stop nas atividades letivas. Essa breve interrupção tem como objetivo "possibilitar que os professores tenham o tempo necessário para a preparação do Ambiente Virtual de Aprendizagem e adaptação de materiais aos estudantes que necessitarem".

Mas o diretor-geral fez questão de ressaltar que esse Pit Stop não será considerado como férias. Apesar de não lançarem novos conteúdos no período, os cursos desenvolverão uma série de programações alternativas cujas datas e horários podem ser obtidas aqui.

Ele salientou que se o Campus desse férias aos alunos nesse momento, eles não conseguiriam ter o devido descanso necessário para continuidade dos estudos. Já que todos estão muito preocupados com o cenário que vivemos em nosso país. Assim, o período de férias será agendado para um momento mais adequado.

Gratidão e esperança

Os diretores deixaram a parte final da live para responderem algumas perguntas. Ressaltando que não há previsão para o retorno das aulas presenciais, mas que quando isso ocorrer, será de acordo com um protocolo que garanta a segurança da saúde de todos.

Também deixaram mensagens de gratidão e esperança para todos, com a certeza de que só dando continuidade para educação teremos ferramentas para alavancar o nosso país depois da pandemia.

Formulário para dúvidas:

O formulário para envio de perguntas da live continuará aberto e quem quiser mandar suas dúvidas ou sugestões poderá fazê-lo por aqui: https://forms.gle/ZgthSgFmfozk6bta8

Confira as fotos:

registrado em: