Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mensagem do IFSULDEMINAS aos pais ou responsáveis
Início do conteúdo da página

Mensagem do IFSULDEMINAS aos pais ou responsáveis

Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2020, 13h27 | Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2020, 13h27

Mensagem do IFSULDEMINAS aos pais ou responsáveis

Prezados senhores pais ou responsáveis por nossos estudantes,

Programa Emergencial de Ensino Remoto PostO IFSULDEMINAS, antes mesmo das determinações estaduais e federais, tem estudado alternativas para manutenção das atividades escolares, motivado pelo desejo de preservar a saúde dos estudantes, professores, técnicos administrativos e demais colaboradores, pois essa é nossa maior prioridade. Neste sentido, fomos uma das instituições pioneiras em propor que as aulas presenciais fossem substituídas por aulas remotas.  Isso buscou minimizar os efeitos do contágio, evitando aglomerações e garantindo a manutenção do calendário acadêmico. Evitou, ainda,  que os estudantes fossem prejudicados com a suspensão de aulas e que tivessem atraso na conclusão dos cursos, alterando o próximo ano letivo, dificultando o futuro ingresso em cursos de graduação e pós-graduação e sua inserção no mercado de trabalho. Nossos alunos continuam aprendendo, com o importante suporte dos docentes, psicólogos, equipe pedagógica, serviço social, secretaria acadêmica, dentre outros. Cremos que, dessa maneira,  podem vivenciar de forma mais positiva esta situação difícil para todos.

Substituição embasada na legislação

A substituição das aulas presenciais por atividades remotas, no decorrer das últimas semanas, foi autorizada e regulamentada por pareceres emitidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação e pela Medida Provisória nº 934/2020 que flexibiliza a obrigatoriedade do cumprimento dos 200 dias letivos.  O IFSULDEMINAS, como instituição pioneira na proposta pedagógica remota, autorizou, em 18/03/2020, a substituição pelo prazo de 15 dias. Posteriormente, todos os campi do IFSULDEMINAS promoveram ampla pesquisa com a participação da comunidade acadêmica e dos pais, sendo, ainda, realizados estudos para decidir se as atividades remotas iriam continuar.

Nossos professores se reinventaram e passaram a ensinar por meio da elaboração de materiais digitais, aulas no youtubepodcast, grupos de whatsapp, aulas síncronas, atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do IFSULDEMINAS e no Google ClassroomGoogle Meet, dentre outros recursos.  Mas, apesar da avaliação positiva, verificamos que muitos desafios ainda existiam e deveriam ser enfrentados. Neste sentido, os docentes e a equipe de apoio continuaram o contato e a identificação das necessidades.  A instituição passou a implementar diversas frentes como: empréstimo de computadores e notebooks e a implementação do Auxílio Extraordinário para Inclusão Digital, disponibilizando auxílio financeiro para a contratação de pacote de dados (internet) aos estudantes que não possuem internet em casa.  Também foi feita a entrega de pen drives com materiais de ensino a discentes sem acesso à Internet, por morarem na zona rural. O IFSULDEMINAS  ainda selecionou tutores virtuais para atuarem no apoio, incentivo e identificação das dificuldades dos estudantes, ao mesmo tempo que encaminham feedback aos professores.

Considerando que não existe uma previsão clara para o retorno presencial, o Instituto Federal formulou o “Programa Emergencial de Ensino Remoto”.  Ele regulamenta tais atividades, que  continuarão em prazo indeterminado. Na volta das aulas presenciais, elas ocorrerão de forma híbrida (com parte remota). Apesar dos esforços, sabemos que alguns discentes apresentarão dificuldades para acompanhar as mudanças. Assim, o Programa destinará um prazo de recuperação dos conteúdos e avaliações. Como parte do processo, os campi construirão um calendário complementar de aulas presenciais e remotas. Porém, a previsão de retorno às atividades in loco estará condicionada à autorização das autoridades de saúde pública competentes.  

Sempre que desejarem, sintam-se à vontade em tirar dúvidas e contribuir conosco, a partir dos contatos descritos. Sua opinião,  apoio e  contribuição são muito importantes. Saiba que o IFSULDEMINAS está unido para oferecer a melhor formação aos estudantes e reduzir os efeitos negativos da pandemia e da interrupção das aulas presenciais. 

Contato da gestão pedagógica dos campi do IFSULDEMINAS

 Campus
 Endereço Eletrônico
 Contato
 Horários de Atendimento
 
 
Carmo de Minas
Setor de Atendimento Educacional 
ou
(35)9.9887-6076 
(35)9.9809-7953
segunda a sexta-feira
das 08 às 12h e das 13 às 17h
 
Inconfidentes
Equipe CGAE
(35) 3464-1200 (opção 1 ou ramal 9127)
segunda a sexta-feira
das 7 às 12hdas 13 às 17h
 
 
Machado
Responsáveis: Ellissa, Débora, Fábio, Erlei, Cidinha
 
(35) 3295-9720
segunda a quinta-feira, 
das 7 às 13h
 
 
 
Muzambinho
 
 
 
Telefone e whatsapp: 
(35)9.9964-5369
(35)9.9216-0246
(35)9.9734-0113
segunda a sexta-feira,
das  7 às 17h
 
Poços de Caldas
 
(35)9.9977-7799
segunda a sexta-feira,
das 8  às 17h
Passos 
 
(35) 3526-4856
segunda a sexta-feira,
das 8 às 17h

Pouso Alegre
 
(35)9.9895 2964
segunda a sexta-feira,
das 8 às 12h

Três Corações 
 
(35)9.9710-8343
segunda a sexta-feira,
das 8 às 17h
 
Texto: Pró-Reitoria de Ensino do IFSULDEMINAS
Data: 08/05/2020
registrado em:

 

O #3 episódio do FalaMuz traz a tona um debate sobre a causa da morte de 1 pessoa a cada 40 segundos no mundo: o suicídio. Nesse episódio especial conversaremos com os psicólogos Dr. Afonso Antônio Machado e Me. Túlio Trevisan em busca de orientações para quem quiser ajudar alguém ou para quem precisar de ajuda. Solta o play!

spotifyDeezerSintonizepodcasts de maçãÂncoradisjuntorcastboxpocket castsradiopublicaSintonizespotify
Fim do conteúdo da página