Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho lança aplicativo para Android

Campus Muzambinho lança aplicativo para Android

Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 13h26 | Última atualização em Segunda, 25 de Maio de 2020, 07h29

Na tarde de hoje (22), acontece o lançamento do aplicativo do Campus Muzambinho. Com o objetivo de garantir acesso às informações de modo rápido e prático à comunidade interna e externa da instituição, a Direção-Geral, o Núcleo de Tecnologia da Informação e a Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, idealizaram o aplicativo para uso no sistema Android de smartphones.

De acordo com Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral do Campus, a instituição tem buscado maneiras efetivas para que as informações da instituição possam ser cada vez mais popularizadas. O aplicativo “IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho” é uma ferramenta que ampliará as opções de acesso aos conteúdos produzidos pelo Campus e disponibilizados pela Assessoria de Comunicação. “Cada vez mais, as pessoas têm consumido informações por meio de seus telefones celulares e têm adotado os aplicativos para organização de sua vida diária. Não deve ser diferente com uma comunidade escolar. Acreditamos que o estreitamento de laços entre os atores do Campus e as informações institucionais deverá ser ainda mais potencializada. Em momento de distanciamento social, o uso de tecnologias digitais para o contato entre pessoas e instituições torna-se ainda mais necessário e podemos assim, considerar mais uma ação de enfrentamento à COVID-19.”

Atualmente, o Campus promove suas ações por meio do site institucional (www.muz.ifsuldeminas.edu.br), sendo o conteúdo informativo produzido e gerenciado pela Assessoria de Comunicação. Cláudio Vieira da Silva, coordenador do departamento, destaca que o aplicativo oferece mais ferramentas de acesso e adapta o Campus à realidade da informatização. “A criação de um aplicativo representa um acréscimo ao leque de comunicação ofertado pela instituição. Além de trazer conteúdo do site para a tela dos smartphones, o programa ainda emite notificações sobre vestibular, inscrições e outras informações importantes. É mais uma ferramenta para estimular e simplificar o contato com nossos públicos".

A nova interface facilitará a comunicação da Instituição, em especial, com seu corpo discente. Rogério William Fernandes Barroso, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação do Campus, aponta que os aplicativos são mecanismos eficientes na propagação de conteúdos. “Os aplicativos estão em constante popularização e pode-se notar diariamente que os smartphones têm sido utilizados com mais frequência que os meios tradicionais de comunicação.”

Como diferencial, os usuários do aplicativo “IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho” poderão receber notificações especiais e personalizadas e, ainda, explorar o que o Campus pode oferecer de uma maneira rápida e prática. Diversos passos foram tomados para se obter a versão atual da aplicação, desde a familiarização com o desenvolvimento mobile até o teste em diversos dispositivos diferentes, com diferentes versões de sistema. As funcionalidades da aplicação foram sendo acrescidas aos poucos e estão em constante desenvolvimento pela equipe de Desenvolvimento do NTI para que possamos entregar funções cada vez mais interessantes.

Gabriel Morais Silveira, servidor do NTI, atuou diretamente na área de desenvolvimento do aplicativo. “Inicialmente a aplicação está disponível apenas para Android, mas planejamos realizar uma versão para IOS assim que possível.” Gabriel explica que o aplicativo “possui uma interface amigável com o usuário, é um ótimo meio de comunicação do NTI e da ASCOM com os alunos, servidores e comunidade externa em geral.” O “IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho” possui modularidade, ou seja, novos recursos podem ser adicionados a qualquer momento. “Portanto mantenha a aplicação sempre atualizada.” - encerra o servidor.

Texto: ASCOM

registrado em: