Página inicial > Notícias > Ciclone traz frente fria para o sul de Minas e temperatura pode chegar a 1 grau.

Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 17h36 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 17h38

O mês de julho já começou com frio e fortes ventos nas regiões sul e sudeste do país. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina os ventos que chegaram a 130 km/h, causaram diversos estragos e mortes. Um ciclone extratropical, também conhecido como "ciclone bomba", foi o responsável por essa mudança metereológica que também tem sido sentida em nossa região.

Segundo o agrônomo e professor do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Paulo Sergio de Souza, esse tipo ciclone é normal e “nada mais é que um movimento atmosférico, que gira no sentido horário por estarmos no hemisfério sul. O centro desse ciclone teve uma queda muito rápida na pressão, o que favorece a incidência de ventos mais fortes”.

O agrometeorologista e professor do Instituto Federal De Mato Grosso Do Sul, Dr. Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido, também ressaltou a normalidade desse tipo de fenômeno, citando que “o evento “ciclone” é formado por um centro baixa pressão atmosférica que tem como consequência o deslocamento de massa de ar, o que promove os ventos. No “ciclone bomba” é normal o deslocamento de massas de ar com maior intensidade e velocidades, o que promove essas rajadas de vento mais intensas”.

O ciclone pode causar prejuízos ao sul de minas? Teremos geada na região?

INMET - Instituto Nacional de MeteorologiaSegundo Paulo Sérgio “a tendência é que os ventos reduzam sua intensidade, já que o ciclone perdeu a força dentro do continente e já deslocou para o oceano”. Mas ele ainda ressalta que esse vento frio pode prejudicar derrubando frutos, café, o milho safrinha que ainda não foi colhido e pode gerar uma sensação térmica muito ruim aos animais em nossa região.

Lucas Eduardo, também citou que é pouco provável que os ventos atinjam nossa região com tamanha intensidade. “A localização do Sul de Minas é longe das áreas litorâneas, que são os locais propícios de formação de ciclones. Para os agricultores da nossa região vão restar algumas consequências como a probabilidade de ocorrência de geadas, rajadas de ventos, além de tempestades”.

Lucas alerta que há a probabilidade de ocorrência de uma geada para o amanhecer do dia 02/07/2020 com temperaturas do ar que podem chegar a 1ºC.

E como ficará o clima nos próximos dias?

Segundo Paulo Sérgio “teremos um frio intenso a partir da madrugada de amanhã (dia 02/07) que pode resultar em geada em locais mais baixos, devido ao relevo da nossa região. Tudo indica que não haverá mais umidade, chuvas serão mais raras e que, a partir de amanhã, teremos um céu mais aberto”.

Esse ciclone já era esperado?

Desde ontem, dia 30/06, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido um alerta laranja para ventos fortes na região sul do Brasil. E o ciclone chegou afetando não somente o sul do país, como também alguns estados do sudeste como São Paulo, sul de minas e Rio de Janeiro.

Segundo Lucas Eduardo, as condições climáticas são muitos instáveis e por isso as mudanças ocorrem rapidamente. “Mas, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE) já estava prevendo essas alterações que estão ocorrendo, eu mesmo já estava acompanhando as previsões pelo CPTEC devido os experimentos/pesquisas em campo que temos nesse momento”.

Ambos os professores são responsáveis pela elaboração do boletim climático do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura e Agrometeorologia.

registrado em: