Página inicial > Notícias > Soma Jr. torna-se federada à rede Brasil Júnior, Fejemg e Núcleo Sul.

Soma Jr. torna-se federada à rede Brasil Júnior, Fejemg e Núcleo Sul.

Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2020, 09h12 | Última atualização em Quinta, 23 de Julho de 2020, 10h21

1Tornar uma empresa júnior federada, significa dar base para que seus membros conquistem habilidades para ampliar suas ações à nível nacional. E essa foi a última conquista da empresa Soma Jr. que foi criada em 11 de julho de 2019 com a finalidade de atuar de forma significativa e inovadora na Cafeicultura regional auxiliando, principalmente, pequenos e médios produtores rurais com serviços atrelados às suas necessidades, combinando qualidade e o baixo custo para executá-los.

Para conseguir essa federação os integrantes participaram do edital Marco Zero, promovido pelo Núcleo Sul que é filiado à Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais - FEJEMG.

O edital Marco Zero

O objetivo desse edital é o de fomentar o propósito do Movimento Empresa Júnior dentro das universidades da região, promover o contato entre as empresas juniores, garantir medidas e ações que visem o desenvolvimento, a integração e a regulamentação dos Membros Empresas Juniores Nucleadas e estimular a criação de novas Empresas Juniores, bem como proporcionar a base necessária para a estruturação das mesmas.

Segundo a Diretora de Marketing e Comunicação da Soma Jr, Dominique dos Santos Casagrande, o edital durou 8 semanas, “toda semana tínhamos reuniões (com média de 1h). Nessas reuniões, o pessoal do núcleo sul passava pra gente treinamentos sobre coisas importantes pra empresa como planejamento estratégico, funil de vendas, marketing entre outros assuntos”.

Ainda segundo Dominique, um dos requisitos pra conseguir passar no Marco zero é ter toda a documentação da empresa em dia. Com essa finalidade, os membros da empresa regularizaram toda documentação (que já estava praticamente toda organizada) e contaram com a ajuda de um contador para garantir que tudo estava correto.

No final do processo, dois representantes das empresas júniores foram submetidos a uma sabatina na qual tiveram 10 minutos pra apresentar a empresa e mais 20 minutos para responderem uma rodada de perguntas.

O Diretor Presidente, Felipe Eduardo de Pádua Silva, e o Diretor Vice-presidente, Rafael de Oliveira Lemos, representaram a empresa. O resultado foi emitido no dia 20 de julho e a Soma júnior conquistou esse importante passo no seu reconhecimento.

Dominique ressaltou que, “umas das grandes vantagens de ser federado é o suporte que eles nos oferecem, seja em questões burocráticas e de documentações, como também em questão do crescimento da empresa e o nosso crescimento pessoal. E eles oferecem inúmeros treinamentos e capacitações que visam exatamente isso, o nosso crescimento como um jovem empresário”.

Novo edital

Já há um novo edital aberto no qual poderão participar as demais empresas júniores interessadas na federação.

Segundo o 3º edital Marco Zero, “Poderá associar-se ao Núcleo Sul qualquer Empresa Júnior do Estado de Minas Gerais pertencente à região de abrangência, que interessada em participar das atividades desenvolvidas,preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos:

• Estar constituída em conformidade com a Lei de Empresas Juniores (Lei 13. 267/2016);
  • Estar de acordo com o Conceito Nacional de Empresas Juniores e com o Código de Ética do Movimento Empresa Júnior, emitidos pela Brasil Júnior, Confederação Nacional das Empresas Juniores.
  • Não ser filiada a nenhum outro núcleo ou similar do mesmo grau de representação;
  • Concluir o Processo de Filiação previsto nos atos normativos;
  • Ter a sua filiação aprovada pela Assembleia Geral convocada para esse fim.

As inscrições para esse edital deverão ser realizadas até o dia 24 de julho.

Mais informações podem ser obtidas no link: https://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/wp-content/uploads/sites/87/2020/07/3%C2%BA-Edital-Marco-Zero.pdf

A Empresa Soma Jr.

A SOMA JÚNIOR é uma empresa júnior formada por 20 alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Tecnologia em Cafeicultura e Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, com orientação dos professores José Marcos Angélico de Mendonça, Luciana Maria Vieira Lopes, Daniela Ferreira Cardoso e do técnico-administrativo Pedro Sérgio Amore.

A empresa é diretamente ligada ao Grupo de Estudos em Cafeicultura (GECAF) e ao Laboratório de Classificação e Industrialização de Café, que têm como atividade principal a prestação de serviços de Assistência Técnica e Gerencial e atividades agrícolas, com ênfase em cafeicultura.

Através da empresa, os alunos tem uma oportunidade de aprendizagem sob supervisão, proporcionando-lhes experiência profissional e permitindo melhor inserção no mercado de trabalho após conclusão do curso.

Composição da empresa júnior:

• Felipe - Diretor Presidente
  • Rafael - Diretor Vice-presidente