Página inicial > Notícias > CEAD promove encontro com tutores EAD durante curso de Capacitação

CEAD promove encontro com tutores EAD durante curso de Capacitação

Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 11h26 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 11h26

cead genericoO IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - por meio do CEAD (Centro de Educação a distância), promoveu nos meses de julho e agosto um curso de Capacitação de Tutores que atuam nos cursos técnicos em cafeicultura, Informática, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde.

A atividade consta como ação estratégica do CEAD de fomento à qualificação e teve como objetivo proporcionar atualização, conhecimentos, troca de experiências, competências e habilidades necessárias às atividades de tutoria, alinhadas com os PPCs dos cursos técnicos EAD.

O curso contou com carga horária de 80 horas e sua estrutura esteve organizada nas seguintes temáticas:

• Semana 1: Desafios e possibilidades para a tutoria
  • Semana 2: Conhecimentos e competências para tutoria
  • Semana 3: O Tutor no processo de avaliação
  • Semana 4: Apoio às atividades de tutoria

Esse projeto foi desenvolvido pelos colaboradores do CEAD Ronei Aparecido Barbosa e Igor Xavier De Magalhães Silva Brasil, juntamente ao Coordenador do CEAD Professor Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, e foi mediado pelos professores Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e Marcos Roberto Cândido.

Segundo Ronei, “cada ator tem um papel específico dentro da EAD, sendo importante ter consciência e conhecimento sobre os limites de sua atuação[...] A equipe de tutores do campus Muzambinho é bastante qualificada, sendo composta em diversos casos por mestres e doutores, o que pode ser mais explorado. Assim, o diálogo promovido no curso de capacitação de tutores também é fundamental para a capacitação e compartilhamento de experiências entre os tutores.”

Na última semana do curso foi realizada uma aula remota (atividade síncrona) com os tutores, que segundo o professor Ramon, "é uma novidade nos 10 anos de EAD no campus Muzambinho". Durante a aula foram apresentadas duas atividades que visaram coletar as percepções dos tutores com relação aos pontos positivos e falhos relacionados à atividade de tutoria dos respectivos cursos em que atuam. O professor ainda ressaltou que "os tutores elogiaram bastante a realização do momento de diálogo e participaram de forma ativa no compartilhamento de experiências, boas práticas, assim como na identificação de questões que precisam ser melhoradas"

Os tutores destacaram que a oportunidade lhes trouxe crescimento profissional e proximidade com a instituição. A tutora Lilian Maria Poli Felicio citou que as experiências relatadas e o momento atual da pandemia "mostram a importância de acreditar na EAD que está crescendo muito, e por isso precisa sempre ser reestruturado, procurando sempre oferecer as melhores condições de ensino. Através desta capacitação isto vem acontecendo e com ela pude me tornar melhor como tutora. Aprendi ferramentas que serão muito úteis neste próximo semestre.”

Ana Marta Chacon Ferreira, que é tutora EaD desde 2012, disse que esse curso de capacitação foi uma novidade, "mudou nossa percepção e deve impactar positivamente na qualidade dos cursos. A capacitação nos valoriza muito como profissionais, mostra que a instituição investe na formação dos tutores. Essas capacitações devem ocorrer outras vezes! Essa reunião nos aproximou mais como pessoas e profissionais, importante no contexto que estamos de pandemia e para construção de habilidades”.

A constante necessidade de atualização, evolução e melhorias também foi ressaltada pelos tutores que compartilharam sua experiências. Para Maicon Rodrigo, o processo de autoavaliação da equipe de tutoria é muito importante, pois contribui com a melhora da atividade. "Avançamos com a EAD institucional, e observo isso não somente como tutor, mas também como aluno do curso de Pedagogia EAD. A instituição abraçou a EAD e vem contribuindo para a quebra de preconceitos relacionados a EAD. Nós tutores devemos colaborar para a autonomia do aluno, levando-o a refletir sobre a importância sua formação técnica e cidadã[...] Existem falhas e problemas, mas se colocar no lugar do outro e o dialogar são importantes, o que está sendo feito por meio dessa capacitação de tutores".

A tutora Lilian Cardoso ainda deu ênfase ao fato de que os cursos EaD influenciam muito no desenvolvimento da economia regional, já que capacitam os principais atores do processo. Para Lilian, “o curso de técnico em cafeicultura contribuiu muito para a associação de produtores de cafés especiais em Ilicínea, na qual quase todos associados já fizeram o curso ou estão fazendo. Quem já cursou o técnico em cafeicultura continua estudando e está cursando agora o técnico em meio ambiente. Tais cursos mudaram a visão econômica e ambiental dos produtores de café, sendo essencial para o município. ”

Por fim, o coordenador do CEAD, Professor Ramon, destacou algumas ações importantes que vêm sendo realizadas no campus, juntamente com os coordenadores dos cursos técnicos EAD (Professores Claudiomir, Fabricio, José Sérgio e Ricardo Marques), o CGE, Hugo Baldan Júnior, o DE, Marcos Roberto Cândido e a DDE, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, tais como a reformulação e adequação dos PPCs, a criação dos órgãos colegiados, e a instalação de novos plugins na plataforma Moodle utilizada nos cursos EAD do campus.

registrado em: