Página inicial > Notícias > Assembleia Geral dos Estudantes da Educação Superior

Assembleia Geral dos Estudantes da Educação Superior

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h01 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h03

No dia 24 de setembro, quinta-feira, o grupo pró-diretório do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizará uma Assembleia Geral com os estudantes dos cursos superiores. O objetivo é formar uma Comissão Eleitoral, apresentar as chapas concorrentes e discussão sobre os detalhes do processo eleitoral, como prazo para campanha e a data da eleição, por exemplo. A Assembleia será realizada via Google Meet.

No início de 2020, aconteceu uma reunião entre os presidentes dos atuais Centros Acadêmicos dos cursos superiores para tratar da formação de um Diretório Acadêmico. Com a pandemia, a pauta ficou momentaneamente suspensa. Durante a  Semana de Acolhimento aos Estudantes, realizada  entre os dias 17  e 21 de agosto, a atividade “Representatividade Estudantil: o estudante como protagonista” serviu de estímulo para que  um grupo de estudantes do Ensino Superior iniciasse o processo de formação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O grupo passou a reunir-se quinzenalmente pelo Google Meet para discutir detalhes do processo, sempre contando com apoio da CGAE - Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando.

O Diretório Central dos Estudantes é uma organização que representa todos os alunos da educação superior de uma faculdade, defendendo seus direitos e interesses, propondo melhorias à instituição, promovendo integração cultural entre os estudantes, zelando pelo respeito à diversidade na instituição. O grupo pró-diretório está elaborando um modelo de Estatuto Social a ser apresentado aos estudantes da educação superior em Assembleia Geral para contribuições e aprovação. O intuito é o de iniciar o processo eleitoral para compor a diretoria do Diretório Central dos Estudantes do Campus.

O Estatuto é o documento com os princípios que vão nortear a eleição e as ações do órgão estudantil. Segundo  Vinício Augusto da Silva, representante do Centro Acadêmico da Educação Física, “a representação estudantil deve ser estimulada, visto que ela aponta um ambiente escolar mais justo, eficiente e democrático. A Assembleia Geral é o órgão máximo de deliberação do Diretório e seus atuantes são essenciais para a realização e manutenção do mesmo.”

IMG 20200921 WA0009

Texto: CGAE
Arte: Samira de Assis Rosa, representante do Centro Acadêmico da Ciência da Computação

registrado em: