Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus celebra dia da árvore com cerca de 60 mil mudas doadas em 2 anos
Início do conteúdo da página

Campus celebra dia da árvore com cerca de 60 mil mudas doadas em 2 anos

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 17h11 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 10h20

02No dia 21 de setembro, o Campus Muzambinho celebrou o Dia Nacional da árvore com a marca de quase 60 mil mudas de arvores nativas doadas, nos últimos dois anos,  a produtores de toda região.

O momento foi celebrado com o plantio de mudas por servidores de diversos setores, na própria Instituição, que já soma 2.117 mudas plantadas dentro de seu perímetro nesse período.

Produzidas no Laboratório de Mudas Nativas em parceria com o Instituto Estadual de Florestas - IEF, um total de 59807 mudas foram doadas.

Segundo o Vice-coordenador do Conservador da Mantiqueira, Greimar Alves de Jesus, as doações destinaram-se a cerca de 267 produtores de 46 cidades da região.

Essas mudas  podem ser utilizadas para revitalização de áreas degradadas, ajudando a repor a mata ciliar, que é fundamental para preservar a água dos rios e nascentes, para plantio em consórcio intercalando faixas de plantas de crescimento denso, com faixas de plantas que oferecem menor proteção ao solo, dentre outras ideias.

Com o objetivo de salvar a biodiversidade das matas, as mudas doadas somaram 243 espécies diferentes.

Segundo o coordenador do Setor de Avicultura de Corte do Campus Muzambinho e da Pasta de Inclusão Social da Reitoria, Generci Dias Lopes, "são plantadas árvores na cabeceira dos açudes do campus para manter a produção de água e as próprias nascentes. Além disso, os residuos produzidos no campus são destinados para compostagem (folhas, esterco) e as carcaças de aves e galinhas são decompostas para criação de esterco e adubo".

Generci ressaltou que também é constante a limpeza dos açudes para gerar maior capacidade de armazenamento de água e o plantío de árvores em Área de Preservação Permanente - APP, protegendo as nascentes e aumentando a flora e a fauna. Dessa forma, a biodiversidade gerará a criação de um banco de sementes. Ele também afirma que "o plantio de árvores melhora a qualidade de vida, deixa o ambiente mais harmônico e aumenta o índice de chuvas".

Causados por mudanças climáticas ou criminalidade, os incêndios, os desmatamentos, os períodos de seca, têm agravado a degradação ambiental de todo o mundo, trazendo consequências graves para nossa saúde e para conservação da fauna e flora.

Dados da Agência Espacial dos Estados Unidos - NASA e do Sistema Copernicus da União Europeia, ressaltaram que os incêndios na Austrália, no Ártico Siberiano, nos Estados Unidos e no Pantanal brasileiro foram os maiores de todos os tempos, com base nos 18 anos de dados sobre incêndios florestais globais compilados pelas organizações.

Assim, iniciativas como a da doação de mudas servem não somente para contribuir com a recuperação do meio ambiente, mas também para conscientizar a população sobre as consequências no agravamento desse cenário.

01Segundo o Diretor-geral, Renato Aparecido de Souza "o Campus Muzambinho tem se destacado, dentre outros aspectos, por práticas de preservação do meio ambiente e soluções sustentáveis para seu desenvolvimento".

Além do plantio de árvores, com o objetivo de promover a sustentabilidade, o Campus conta com infraestrutura capaz de garantir significativa redução em gastos com água e energia como uma Estação de Tratamento de Esgoto, uma Estação de Tratamento de Água, uma Usina Hidrelétrica, dentre outros.

O IFSULDEMINAS possui o certificado A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA, em reconhecimento às práticas sustentáveis executadas pela instituição. Segundo o Ministério, a adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente e, ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

De acordo com o Diretor-geral, é momento de pensarmos além das ações práticas e concretas e refletirmos sobre o tema. Para ele, "pequenos" gestos como o respeito, carinho e dedicação estão enraizados em princípios e valores humanos que são inabaláveis, qualquer seja a tormenta. Da mesma forma, pequenas sementes em solos férteis produzem raízes suficientemente fortes para suportar as tempestades que invariavelmente se relacionam com a indelicadeza das ações humanas contra sua própria "natureza". Que preservemos as árvores de igual modo que cultivamos nossas vidas".

TEXTO E FOTOS: ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página